Câmara dos Deputados deve pautar projetos para combater ‘adultização’ de crianças na internet

A Câmara dos Deputados anunciou que vai colocar em pauta projetos de lei para combater a “adultização” de crianças e adolescentes nas redes sociais. A decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, vem após uma forte mobilização gerada por denúncias do influenciador digital Felca, que expôs perfis que usam crianças em situações inadequadas para monetizar seus conteúdos.

Mobilização e cobranças por regulamentação
O influenciador Felca publicou vídeos mostrando como alguns perfis usam crianças com pouca roupa, dançando de forma sensual ou falando sobre temas de adultos para conseguir visualizações e dinheiro. A atitude de Felca gerou uma grande repercussão, levando Hugo Motta a se manifestar.

O presidente da Câmara agradeceu a Felca por levantar a discussão e afirmou que o assunto é urgente. Motta disse que a Câmara irá “enfrentar essa discussão” e que existem projetos de lei importantes sobre o tema. O próprio Felca defendeu que a sociedade cobre das plataformas uma mudança, para que esses tipos de conteúdo não sejam espalhados ou monetizados. “Tira o dinheiro dessa galera que tudo que eles fazem perde o sentido”, disse o influenciador.

A iniciativa de Hugo Motta foi bem recebida pelo governo federal. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu que as plataformas digitais devem ser responsabilizadas, pois “são capazes de identificar praticamente tudo o que fazem seus usuários”. O advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, também se manifestou, destacando a necessidade de regulamentar as plataformas para combater a propagação de conteúdos criminosos pelos algoritmos.

O que é a ‘adultização’ infantil
A ‘adultização’ infantil é a exposição precoce de crianças a comportamentos, expectativas e responsabilidades que são próprios da vida adulta. Segundo o Instituto Alana, uma organização que atua na proteção de crianças e adolescentes, essa prática pode causar a erotização precoce e prejudicar o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!