Equipe de imunização vai até escola aplicar vacina em meninos e meninas contra o HPV


Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve na Escola Estadual Manoel Batista, localizada no bairro São José, em Pará de Minas, na tarde desta sexta-feira, 11 de agosto.


Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


Os profissionais levaram doses da vacina contra o Papilomavírus humano (HPV). Trata-se de uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) em que as pessoas não desenvolvem nenhum sintoma.


Por isso é importante à imunização da população. Recentemente o Ministério da Saúde liberou lotes da vacina para meninos e meninas. O vírus pode ser transmitido para outras pessoas pelo contato sexual.


Os sintomas podem incluir verrugas nos órgãos genitais ou na pele circundante. Não há cura para o vírus e as verrugas podem desaparecer por conta própria devido ao tratamento.


No caso das mulheres a verruga não tratada pode evoluir para um câncer do colo do útero. Já os homens podem ser acometidos pelo câncer de pênis, boca, ânus e faringe. Por isso é importante à prevenção através da vacina.


De acordo com Érica Regina da Silva, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal contra o HPV não foi atingida ainda e por isso os esforços estão sendo intensificados com visitas às escolas:


Érica Regina da Silva
vacinacaoericaregina1

Ela informa que as crianças que ainda não tomaram a dose da vacina contra o HPV poderão ser levadas aos Postos de Saúde ou à Policlínica Nossa Senhora da Piedade. Os pais e responsáveis devem ficar atentos ao cartão de vacina:


Érica Regina da Silva
vacinacaoericaregina2

Josimara Flores, vice-diretora do turno vespertino na Escola Estadual Manoel Batista, destacou a importância de imunizar as crianças para evitar que problemas futuros aconteçam por causa do vírus HPV:


Josimara Flores
vacinajosimaraflores


O Sistema Único de Saúde (SUS) implantou a vacinação gratuita contra o HPV em meninas de 9 a 14 anos. A faixa etária foi escolhida por apresentar maior benefício pela grande produção de anticorpos e estar menos exposta ao vírus por meio de relações sexuais. O esquema vacinal também contempla meninos de 11 a 14 anos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!