Festa da Padroeira de Pará de Minas terá formato diferente em 2020; Veja a programação completa

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mudou a rotina do mundo inteiro. Se antes, as igrejas realizavam grandes festas para homenagear seus santos, hoje, a situação é mais tímida, com poucos participantes, ou de forma online, para evitar aglomeração e consequentemente propagação do vírus.

O Círio de Nazaré, por exemplo, uma das maiores festas religiosas do país e que reúne cerca de dois milhões de pessoas em Belém do Pará, terá os cristãos assistindo de casas as celebrações. As 13 procissões foram canceladas devido à pandemia.

Na região Centro-Oeste de MG uma das principais festas cristãs acontece em Pará de Minas, tradicionalmente em 15 de setembro data em que é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Paróquia, de Pará de Minas e do Estado de Minas Gerais.


A Paróquia Nossa Senhora da Piedade realiza anualmente uma grande festa, com missas, novena e procissão pelas ruas principais da cidade. Um grande evento em honra à padroeira da cidade.

A festa este ano não foi cancelada, mas será realizada em formatos diferentes. De 6 a 15 de setembro acontecerão as novenas e missas com limitação de público, podendo ter no máximo 120 pessoas dentro do Santuário.

Padre Charley Marcelino Silva é o administrador da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e contou ao Portal GRNEWS detalhes e as novidades da festa em honra à padroeira de Pará de Minas:

Charley Marcelino Silva
charlmarfestapiedad20201

Toda a programação também será transmitida pela internet, para que todos possam assistir. Mas as festas paralelas, com shows musicais e de prêmios, e almoços especiais, não serão realizadas:

Charley Marcelino Silva
charlmarfestapiedad20202

A paróquia gostaria de realizar a grande festa como nos moldes anteriores, com muitos fiéis e uma programação extensa, repleta de eventos. Mas devido a pandemia, isso não foi possível. Padre Charley Marcelino deixa claro que quem assiste pela internet também recebe as mesmas bênçãos, porque o que importa é a intenção:

Charley Marcelino Silva
charlmarfestapiedad20203


Mesmo com a pandemia, a paróquia convidou padres queridos da cidade para celebrarem as missas durante o novenário que também contará com a participação dos bispos dom Francisco Cota de Oliveira, bispo da Diocese de Sete Lagoas, e dom José Carlos de Souza Campos, da Diocese de Divinópolis:

Charley Marcelino Silva
charlmarfestapiedad20204

Na carreata, padre Charley Marcelino pede que a população que queira acompanhar, fique dentro dos veículos e utilizem máscaras. Eles passarão por vários bairros da cidade:

Charley Marcelino Silva
charlmarfestapiedad20205

Veja a programação completa da Festa em Honra a Nossa Senhora da Piedade:

06/09 (domingo)

19h: Santa Missa presidida por Padre Charley Marcelino Silva. Neste dia, a oração é pela Comunidade de São Sebastião.

07/09 (segunda-feira)

19h: Santa Missa presidida por Padre Marcelo Luiz Caixeta. Neste dia, a oração é pela Comunidade de Santa Rita de Cássia.

08/09 (terça-feira)

19h: Santa Missa presidida por Padre Charley Marcelino Silva. Neste dia, a oração é pela Comunidade de Santa Luzia e Santa Teresinha do Menino Jesus.

09/09 (quarta-feira)

19h: Santa Missa presidida por Dom José Carlos de Souza Campos. Neste dia, a oração é pela Comunidade de São Geraldo Majella/Fapam.

10/09 (quinta-feira)

19h: Santa Missa presidida por Padre Charley Marcelino Silva. Neste dia, a oração é pela Comunidade de Santa Inês.

11/09 (sexta-feira)

19h: Santa Missa presidida por Padre Patricky Samuel Batista. Neste dia, a oração é pela Comunidade de São José em Meireles.

12/09 (sábado)

19h: Santa Missa presidida por Padre Charley Marcelino Silva. Neste dia, a oração é pela Comunidade de São Cristóvão.

13/09 (domingo)

19h: Santa Missa presidida por Padre Adriano Bolognani. Neste dia, a oração é pela Comunidade de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

14/09 (segunda-feira)

19h: Santa Missa presidida por Monsenhor Paulo Pereira. Neste dia, a oração é pela Comunidade de Nosso Senhor dos Passos.

15/09 (terça-feira)

7h: Santa Missa presidida por Padre Adriano Bolognani

9h: Santa Missa presidida por Padre Adilson Neres

12h: Repiques dos sinos do Santuário

15h: Santa Missa presidida por Padre Leonardo Moisés de Azevedo

17h30min: Santa Missa presidida por Dom Francisco Cota de Oliveira, bispo da Diocese de Sete Lagoas, e concelebrada pelos padres Charley Marcelino Silva e Adriano Bolognani.

Em seguida carreta com a imagem de Nossa Senhora da Piedade pelas ruas da cidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!