Rede adutora do sistema Paraopeba está quase pronta e captará 220 litros por segundo

aguaparademinas_tratamento2
Há um ano e dois meses atuando no município, a Concessionária Águas de Pará de Minas continua trabalhando na conclusão da obra da rede adutora que continuará transportando água bruta do Rio Paraopeba para a Estação de Tratamento (ETA) localizada no Bairro Nossa Senhora das Graças.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O sistema Paraopeba iniciou o funcionamento parcial com três bombas de sucção, sendo uma na captação do rio e outras duas nas estações elevatórias construídas no Distrito de Trindade e na comunidade Dos Costas, perto da penitenciária Dr. Pio Canedo.

O objetivo é amenizar os efeitos devastadores da seca que o município enfrentou nos últimos anos. O abastecimento de água foi normalizado à medida que a chuva chegava e a nova rede era concluída.

Foram instalados 28 quilômetros de tubulação em um tempo recorde, visando sanar o problema da falta d’água. Agora a concessionária está concluindo as obras da adutora do Rio Paraopeba.

Estão sendo instaladas duas bombas na captação e outras quatro nas duas elevatórias. Com isso o sistema da adutora do Rio Paraopeba será concluído e terá condições de transportar 220 litros de água por segundo.

thgcont_agua
De acordo com Thiago Contage Damaceno, superintendente da Concessionária Águas de Pará de Minas, a vazão alcançada pela adutora será suficiente para manter o sistema da cidade abastecido sem qualquer problema. Ele afirma que os mananciais do Ribeirão Paciência e Córrego dos Paivas já apresentam redução no volume de água:

Thiago Contage Damaceno
srpthiagocontage 1

O superintendente ressalta que o fator determinante é a água que sai da ETA e vai para residências e empresas. Ele garante que a qualidade e a quantidade estão sendo mantidas pela concessionária:

Thiago Contage Damaceno
srpthiagocontage 2

O Grupo Águas do Brasil, por meio de sua subsidiária, a Concessionária Águas de Pará de Minas já investiu cerca de R$ 50 milhões no sistema de abastecimento de água de Pará de Minas em pouco mais de um ano. As melhorias continuarão sendo implantadas ao longo do contrato de 35 anos e em cumprimento ao Plano Municipal de Saneamento Básico.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!