Mutirão de combate o Aedes aegypti recolhe poucos materiais em dois bairros e população precisa ajudar

O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado em Pará de Minas no mês de Outubro de 2018 registrando índice de infestação de 2,0%, bem superior ao levantamento anterior que apontou 1,3%.


A situação piora quando considerado que o Ministério da Saúde preconiza que o índice fique abaixo de 1% para evitar o risco de epidemia de Dengue. Por esta razão a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde iniciou um projeto em Dezembro de 2018 para limpar os bairros da cidade.


Os números foram positivos e as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras doenças prosseguem neste mês de Janeiro de 2019. O primeiro mutirão de limpeza está sendo realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de Janeiro, nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora de Lourdes.


Durante esta manhã a reportagem do Portal GRNEWS percorreu as ruas dos dois bairros e não encontrou materiais nas portas das residências para serem recolhidos. Fica a dúvida: a população não colaborou ou os quintais estão todos limpos.


No início da tarde desta quinta (10) o gerente de Combate a Endemias Adailton Antônio Moreira disse que as equipes haviam recolhido aproximadamente duas toneladas de materiais nos dois bairros até aquele momento.


Na comparação com outros bairros, a quantidade de material arrecadada é muito pequena. Ele aproveita para dizer que o mutirão continua nesta sexta nos dois bairros e pede ajuda da população nesse


Adailton Antônio Moreira
adaitonmutiraofatima1

Os agentes de combate a Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde continuarão realizando os mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus, Febre Chikungunya e até Febre Amarela em áreas urbanas.

O morador do Bairro Nossa Senhora de Fátima Vair Tiago Santos aprova o trabalho realizado pela equipe da prefeitura e reclama a falta de locais para a população descartar materiais inservíveis e entulhos:

Vair Tiago Santos
vairtiagosantosmutirao

Além de concluir o trabalho nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora de Lourdes nesta sexta (11), a programação para o mês de Janeiro prevê a mesma ação nos dias 17 e 18 de janeiro, nos bairros Dom Bosco, Jardim das Piteiras 1 e Jardim das Piteiras 2.


Posteriormente o mutirão de limpeza ocorrerá nos dias 24 e 25 de janeiro no Bairro Providência e na Vila Maria, visando combater os focos do mosquito transmissor da Dengue.

Denúncias de focos de Dengue em vasos de plantas, ralinhos, calhas de telhados e outros locais e objetos que podem acumular água parada podem ser feitas pelo telefone: (37) 3231-7755.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!