Anvisa alerta para anúncios falsos de caneta rmagrecedora na internet
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente sobre a proliferação de anúncios falsos nas redes sociais e na internet que envolvem a venda de medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras. O golpe tem como foco os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo o Mounjaro (tirzepatida).
Os anúncios fraudulentos buscam atrair pacientes ao prometer os medicamentos com preços abaixo do mercado ou até mesmo de forma gratuita, alegando que o fornecimento seria realizado pelo governo federal após um simples cadastro.
Site falso e risco de fraude
A Anvisa enfatizou que esses anúncios são completamente falsos e destacou que a agência não comercializa nem intermedeia a venda de qualquer medicamento. Para conferir credibilidade, os golpistas chegam a simular o site oficial da Anvisa.
O comunicado da entidade alerta: “Atenção: os anúncios são falsos. A Anvisa não comercializa qualquer medicamento ou serve de intermediária para a sua venda. Os anúncios simulam, inclusive, o site oficial da agência. O domínio gov.anvisa.org não pertence à agência”.
Segurança na compra e denúncia
A principal orientação da Anvisa para os consumidores é clara: a compra de qualquer medicamento só deve ser feita por meio de farmácias e drogarias que estejam devidamente regularizadas.
Para quem se deparar com essas publicações enganosas, a agência solicita a denúncia imediata e pede que os usuários não cliquem em links relacionados a esses anúncios para evitar cair em fraudes ou expor dados pessoais. Com informações da Agência Brasil


