Mineiros abraçam a Inteligência Artificial, mas se preocupam com a segurança de dados

Uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) revela que a inteligência artificial (IA) já faz parte do dia a dia de quase todos os mineiros. O levantamento mostrou que 97,9% dos entrevistados já utilizam a IA, principalmente em redes sociais, e-mails, mecanismos de busca, serviços de atendimento e serviços bancários.

A influência da IA no consumo e no atendimento
O estudo também analisou a relação dos consumidores com a IA no varejo, mostrando que 71,8% dos mineiros veem essa interação de forma positiva. A influência da tecnologia é clara: 60,3% dos entrevistados já fizeram compras influenciados por mecanismos de inteligência artificial, e 92,3% afirmaram ter interagido com sistemas automatizados, como caixas inteligentes ou atendentes virtuais.

Para o economista da FCDL Minas, Vinícius Carlos Silva, a IA otimiza o processo de compra, desde o atendimento até os anúncios direcionados. Ele ressalta que essa tecnologia contribui para a comodidade e facilidade dos consumidores, tanto que 87,2% dos mineiros acreditam que a inteligência artificial ajuda a melhorar o atendimento ao cliente.

Insegurança e a preferência pelo contato humano
Apesar da ampla adoção, a pesquisa aponta desafios importantes. Quase 67% dos mineiros (66,7%) se sentem vulneráveis ao usar a IA, devido à preocupação com a segurança de seus dados. Além disso, mesmo com todas as facilidades oferecidas pela tecnologia, uma grande maioria, 82,1% dos consumidores, ainda prefere receber sugestões de produtos e serviços de pessoas.

Vinícius Silva conclui que a IA está, de fato, integrada ao cotidiano dos mineiros, mas a persistência de preocupações com a confiança e a segurança dos dados, juntamente com a preferência pela interação humana, exige que as empresas adotem estratégias que combinem a eficiência tecnológica com sensibilidade e ética no relacionamento com as pessoas. Com informações da Assessoria de Comunicação da FCDL-MG

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!