Detentos da Pio Canedo fazem arte e expõe o Luxo do Lixo no Teatro Municipal de Pará de Minas
O projeto Luxo do Lixo é desenvolvido pelos detentos e alunos da Escola Estadual Professor Agmar Gomes do Couto, que funciona nas dependências da penitenciária Dr. Pio Canedo, em Pará de Minas.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Aproximadamente 100 alunos, que frequentam as salas de aula com conteúdo educacional do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio, participam do projeto desde março de 2016.
O resultado do trabalho desenvolvido na escola durante os últimos meses foram expostos nesta sexta (9), no Foyer Célio de Oliveira Duarte, do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.
O Projeto Luxo do Lixo visa incentivar as ações de sustentabilidade. Inclusive no presídio existe a coleta e separação de materiais recicláveis. Com isso, a ideia de transformar o lixo em arte, como explica Marcelo de Carvalho Barbosa, diretor de Gestão e Finanças da penitenciária Dr. Pio Canedo:
Marcelo de Carvalho Barbosa
luxodolixomarcelo1
Marcelo de Carvalho Barbosa ressalta que além de desenvolver um trabalho sustentável, produzindo peças artesanais, o sentenciado também é beneficiado com a redução de sua pena por participar do projeto:
Marcelo de Carvalho Barbosa
luxodolixomarcelo2
A supervisora da Escola Estadual Professor Agmar Gomes do Couto, Valdirene Maria Ribeiro, destaca que todo o material utilizado para confeccionar as peças fazem parte do dia a dia dos sentenciados, como embalagens de marmitex:
Valdirene Maria Ribeiro
luxodolixovaldirene1
Valdirene Maria Ribeiro informa que lá penitenciária já existe o trabalho de artesanato realizado pelos detentos e as peças são entregues aos familiares. Mas este projeto Luxo do Lixo foi desenvolvido pela escola e surpreendeu positivamente:
Valdirene Maria Ribeiro
luxodolixovaldirene2
A supervisora Valdirene Maria Ribeiro disse ainda que as peças que compõem a exposição Luxo do Lixo pertencem ao acervo da Escola Estadual Professor Agmar Gomes do Couto.
A exposição Luxo do Lixo ficará em cartaz no Foyer Célio de Oliveira Duarte, do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, em Pará de Minas, durante o mês de setembro. A entrada é franca.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.