Detentos da Pio Canedo fazem arte e expõe o Luxo do Lixo no Teatro Municipal de Pará de Minas

luxo_do_lixo_artesanato090916d
O projeto Luxo do Lixo é desenvolvido pelos detentos e alunos da Escola Estadual Professor Agmar Gomes do Couto, que funciona nas dependências da penitenciária Dr. Pio Canedo, em Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

luxo_do_lixo_artesanato090916b
Aproximadamente 100 alunos, que frequentam as salas de aula com conteúdo educacional do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio, participam do projeto desde março de 2016.

luxo_do_lixo_artesanato090916c
O resultado do trabalho desenvolvido na escola durante os últimos meses foram expostos nesta sexta (9), no Foyer Célio de Oliveira Duarte, do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.

O Projeto Luxo do Lixo visa incentivar as ações de sustentabilidade. Inclusive no presídio existe a coleta e separação de materiais recicláveis. Com isso, a ideia de transformar o lixo em arte, como explica Marcelo de Carvalho Barbosa, diretor de Gestão e Finanças da penitenciária Dr. Pio Canedo:

Marcelo de Carvalho Barbosa
luxodolixomarcelo1

marcelo_de_carvalho_barbosa090916
Marcelo de Carvalho Barbosa ressalta que além de desenvolver um trabalho sustentável, produzindo peças artesanais, o sentenciado também é beneficiado com a redução de sua pena por participar do projeto:

Marcelo de Carvalho Barbosa
luxodolixomarcelo2

A supervisora da Escola Estadual Professor Agmar Gomes do Couto, Valdirene Maria Ribeiro, destaca que todo o material utilizado para confeccionar as peças fazem parte do dia a dia dos sentenciados, como embalagens de marmitex:

valdirene_maria_ribeiro090916
Valdirene Maria Ribeiro
luxodolixovaldirene1

Valdirene Maria Ribeiro informa que lá penitenciária já existe o trabalho de artesanato realizado pelos detentos e as peças são entregues aos familiares. Mas este projeto Luxo do Lixo foi desenvolvido pela escola e surpreendeu positivamente:

Valdirene Maria Ribeiro
luxodolixovaldirene2

luxo_do_lixo_artesanato090916a
A supervisora Valdirene Maria Ribeiro disse ainda que as peças que compõem a exposição Luxo do Lixo pertencem ao acervo da Escola Estadual Professor Agmar Gomes do Couto.

luxo_do_lixo_artesanato090916
A exposição Luxo do Lixo ficará em cartaz no Foyer Célio de Oliveira Duarte, do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, em Pará de Minas, durante o mês de setembro. A entrada é franca.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!