IMA intensifica fiscalização nas granjas de Pará de Minas e região para garantir a biossegurança


Uma equipe do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou nesta quinta-feira, 8 de junho, mais uma etapa da força-tarefa em Pará de Minas, que teve início no domingo (4), envolvendo médicos veterinários que atuam como fiscais em diversas regiões do Estado de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


O trabalho intensivo acontecerá até sábado, 10 de junho. A meta é que os profissionais vistoriem cerca de 300 granjas de aves em funcionamento em Pará de Minas e região.


A medida tem o objetivo de verificar em todos os estabelecimentos a implantação correta das medidas mínimas de biosseguridade exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Trata-se de uma forma de garantir a qualidade da produção de aves de corte e ao mesmo tempo prevenir o aparecimento de focos de doenças no plantel, especialmente em relação ao vírus da gripe aviária conhecido como influenza.


A reportagem do Portal GRNEWS acompanhou fiscais do IMA em uma das visitas para verificar uma granja na comunidade de Costas. Outras equipes realizam o mesmo trabalho em outras granjas na região de Pará de Minas. Para se ter uma ideia, os fiscais que estiveram na comunidade dos Costas realizaram seis visitas nesta quinta (8) para verificar a situação das granjas.

Kênia da Silva Guimarães, coordenadora do IMA em Bom Despacho e responsável pela região, confirma a grande preocupação por parte da fiscalização com o vírus da gripe aviária que já chegou ao Chile e os Estados Unidos:

Kênia da Silva Guimarães
forcatarefaimakeniaguimaraes1


Ela ressalta que a região de Pará de Minas está muito exposta à ocorrência de várias doenças por que alguns avicultores ainda não adotaram as medidas necessárias para garantir a biosseguridade exigida por lei:

Kênia da Silva Guimarães
forcatarefaimakeniaguimaraes2

O médico veterinário Rodrigo Gustavo de Oliveira Costa, fiscal agropecuário do IMA, explica que durante as visitas as propriedades são submetidas a uma lista de checagem minuciosa para que as adequações sejam apontadas:


Rodrigo Gustavo de Oliveira Costa
forcatarefaimarodrigocosta

O produtor rural Romildo Lopes da Silva, proprietário da granja visitada pelos fiscais do IMA, disse que essa força-tarefa é importante para que todas as propriedades produzam aves de qualidade e com segurança:


Romildo Lopes da Silva
forcatarefaimaromildolopessilva

De acordo com o IMA, em todo o estado Minas Gerais existem cerca de 2 mil granjas de aves comerciais. Cerca de 400 estabelecimentos ainda não se adequara, em Pará de Minas são 233 granjas precisando se adequar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!