Pessoas de todas as idades devem manter o cartão de vacina em dia, alerta Secretaria de Saúde

vacina_gripe1
Nesta quinta-feira (09) é comemorado o Dia Nacional da Imunização. A data serve para lembrar a importância das vacinas para todas as faixas etárias e também como método de apoio a saúde pública.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Após serem injetadas no organismo as doses possuem moléculas mortas ou atenuadas que fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes das doenças.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi elaborado para coordenar todas as ações de imunização que eram feitas de forma descontinuada e menos abrangente. Atualmente ele é uma referência mundial.

Em mais de 36 mil salas de vacinação em todo o país, o PNI distribui anualmente cerca de 300 milhões de imunobiológicos: 27 tipos de vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas.

O Brasil está entre os países que mais oferecem vacinas em todo o mundo. Entre os anos de 2002 e 2012 a cobertura média chegou a 95% para a maioria das vacinas do calendário infantil e das campanhas.

As vinte e três unidades de saúde em Pará de Minas possuem um estoque de vacinas para atender toda a população, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Por isso é importante que a pessoa procure o posto de saúde mais próximo de sua casa munido do cartão para verificar a situação.

Érica Regina da Silva, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, explica que a vacinação faz com que as pessoas adquiram uma imunidade e resistam a determinadas doenças:

Érica Regina da Silva
imuericaregina1

erica_regina_da_silva090616
Ela informa que existe um calendário de vacinação para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Por isso é importante que todas as pessoas cumpram o esquema vacinal para evitar qualquer problema:

Érica Regina da Silva
imuericaregina2

Atualmente o calendário brasileiro oferece quatorze vacinas gratuitamente à população e todas são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A lista é composta por:

BCG
HPV (vírus do papiloma humano)
Pneumocócica, contra pneumonia
Febre Amarela
VIP/VOP (vacina inativada e vacina oral poliomielite)
Hepatite B
Penta (vacina adsorvida difteria, tétano, Hepatite B (recombinante), Haemophilus influenza e b (conjugada) e pertussis)
Rotavírus
Hepatite A
Tetra viral (catapora, sarampo, caxumba e rubéola)
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Dupla adulto (difteria e tétano)
dTpa (difteria, tétano e coqueluche)

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!