Novo coronavírus chega à região Centro-Oeste e preocupa paraminenses; secretário alerta para a prevenção

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira, 9 de março, que o Brasil tem 25 casos confirmados do novo coronavírus, 930 suspeitos e 685 descartados. Entre os novos seis, três deles são em São Paulo, um em Alagoas, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais. Do total, quatro tiveram transmissão local, quando um paciente infectado transmitiu a outro dentro do país, enquanto os outros são importados.

Cada caso é repassado pela Secretaria de Estado de Saúde ao Ministério, que passa a acompanhar de perto tanto os pacientes como os exames realizados.

Neste fim de semana foi confirmado o primeiro caso de coronavírus em Minas Gerais. Uma mulher de 47 anos de Divinópolis viajou recentemente à Itália, retornando ao país no dia 2 de março. Na sexta-feira (6) ela fez os exames após se sentir mal e o resultado foi repassado à Secretaria de Estado de Saúde. Ela e a família são mantidos em isolamento domiciliar e a mulher apresenta sintomas leve como coriza, mialgia e sensação de mal estar.

E como o vírus está cada vez mais próximo, os paraminenses temem que a doença chegue à cidade.

O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty disse ao Portal GRNEWS que todos os esforços foram empenhados para se caso houver alguma notificação da doença em Pará de Minas, o paciente seja encaminhado imediatamente para o Hospital São João de Deus em Divinópolis e a Gerência Regional de Saúde (GRS) será notificada:

Wagner Magesty
wagnermagcorona1


Nas farmácias aumentou consideravelmente a procura pelo álcool gel. Ele ajuda a prevenir a doença, já que ela é transmitida pelo contato com a pessoa infectada pelo vírus. O secretário adianta que cada um deve fazer sua parte para evitar a transmissão, não só do coronavírus, mas também de gripes e resfriados:

Wagner Magesty
wagnermagcorona2

Para minimizar a situação, o Ministério da Saúde anunciou a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, uma forma de diminuir a quantidade de pessoas com gripe no inverno. No dia 23 de março tem inicio a campanha que em Minas Gerais deve imunizar sete milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários. Primeiro serão vacinadas gestantes, crianças com até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!