Confirmado caso de raiva animal em Tavares e IMA diz que produtores não devem mexer com animais contaminados

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


Os casos de raiva animal são comuns em todo o Brasil. Tanto que o Ministério da Agricultura mantém o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com os técnicos, os casos de raiva animal são provocados por morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue. Depois eles mordem os animais e 90% dos contaminados são bovinos.

Quando isso ocorre, praticamente todos os animais contaminados pela raiva morrem. Para complicar ainda mais a doença é uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem.

Neste cenário preocupante, a equipe do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Pará de Minas registrou a morte de um animal no fim do mês de dezembro de 2017, no distrito de Tavares de Minas, zona rural do município.

Lucas Silva Jardim, chefe do Escritório IMA em Pará de Minas, confirma este caso em Tavares de Minas. Acrescenta que a situação pode ser pior, pois recebeu informações de outros casos de contaminação de animais por raiva animal que não foram notificados pelos pecuaristas:

Lucas Silva Jardim
raivaanimaltavares1


Questionado se a situação é alarmante no município de Pará de Minas sobre novos casos de raiva animal. Lucas Silva Jardim respondeu que os produtores precisam redobrar a atenção com seus animais porque o morcego hematófago está presente nesta região:

Lucas Silva Jardim
raivaanimaltavares2

Uma das medidas preventivas a serem tomadas pelos produtores rurais para proteger o seu rebanho é vacinar os animais. Porém, a vacinação não garante que os animais sejam contaminados pela raiva. Por isso, não devem mexer com o animal suspeito de contaminação:

Lucas Silva Jardim
raivaanimaltavares3

Lucas Silva Jardim afirma que os técnicos do IMA estão fazendo sua parte para tentar combater os morcegos hematófago transmissores da raiva animal. Mas, para que o trabalho seja mais efetivo é preciso a colaboração dos produtores rurais na indicação de abrigos:

Lucas Silva Jardim
raivaanimaltavares4

Mais informações podem ser obtidas junto ao escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que funciona nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, bairro Papa João Paulo II, em Pará de Minas. Quem preferir pode fazer contato pelo telefone (37) 3236 3623 ou através do e-mail: parademinas@ima.mg.gov.br

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!