Mais de 99 mil trabalhadores podem sacar abono salarial. Saiba quem tem direito ao benefício

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou que cerca de 99.012 trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial de 2023. O valor total disponível é de mais de R$ 114 milhões, e o prazo final para a retirada é 29 de dezembro de 2025.

Pagamentos em atraso e novas consultas
Servidores públicos que tiveram atrasos no pagamento do benefício, devido a informações enviadas fora do prazo pelas prefeituras, receberão os valores em 15 de outubro. A partir do dia 5 de outubro, todos os trabalhadores poderão verificar o valor e a instituição bancária responsável pelo pagamento através da Carteira de Trabalho Digital ou do Portal GOV.BR.

Até o momento, 24,7 milhões de trabalhadores já receberam o abono, totalizando R$ 29,1 bilhões. No entanto, o MTE reforça que quase 100 mil beneficiários ainda não resgataram o valor a que têm direito.

Quem tem direito ao benefício
Para ter direito ao Abono Salarial, o trabalhador precisa atender a uma série de requisitos:

Estar cadastrado no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos.

Ter recebido, no máximo, dois salários mínimos médios mensais no ano-base considerado (2023).

Ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base.

Ter os dados do ano-base informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.

O benefício será pago preferencialmente por crédito em conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. Para quem não tem conta, é possível sacar o valor em agências, casas lotéricas ou caixas eletrônicos da Caixa. No Banco do Brasil, o saque pode ser feito diretamente nas agências.

Para mais informações, os trabalhadores podem buscar os canais de atendimento do MTE, as Superintendências Regionais do Trabalho ou ligar para o telefone 158.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!