Pitangui realizará vários eventos durante o mês de junho para comemorar 301 anos
Nesta quinta-feira, dia 9 de junho, o município de Pitangui comemora 301 anos. Localizada no sopé da Serra da Cruz do Monte, um dos mais altos pontos da região, ela surgiu no fim do século XVII.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O nome Pitangui é um termo da língua tupi que basicamente significa rio das crianças. Trata-se da junção dos termos pitanga (criança) e y (rio, água).A Velha Serrana abrigou escravos fugitivos da cidade de Porto Seguro,na Bahia.
Eles chegaram à região em busca de ouro, pois Pitangui é a sétima vila do metal precioso de Minas Gerais. Há registro de várias histórias de mulheres de muito poder e prestígio na região como Maria Tangará, Joaquina do Pompéu e Dona Beja.
O município possui uma grande importância na história do estado. Por isso alguns prédios com a arquitetura antiga foram tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
Marcílio Valadares, prefeito de Pitangui, explica que este ano não haverá a tradicional Festa do Peão porque o Parque de Exposições da cidade está passando por uma grande obra de reforma. Entretanto, vários eventos serão promovidos durante o mês de junho:
Marcílio Valadares
marcvld_pitangui
Ao serem desmembradas, as terras pitanguienses deram origem a aproximadamente quarenta novos municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais, entre eles Divinópolis, Itaúna, Carmo do Cajuru e Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.