Educação de Pará de Minas avança com economia, inclusão e foco em infraestrutura nos primeiros 100 dias de gestão
Os cem primeiros dias da nova gestão da Secretaria Municipal de Educação de Pará de Minas foram marcados por decisões estratégicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, à valorização dos profissionais da rede e à ampliação do acesso à educação infantil. O secretário Marcos Aurélio dos Santos destacou, em sua avaliação, uma atuação pautada pela escuta, economia de recursos e busca por soluções concretas para os principais desafios da área.
Economia de R$ 3,5 milhões com fim de contrato com editora
Uma das primeiras ações foi o encerramento do contrato com a Editora Aprende Brasil, responsável pelo material didático utilizado anteriormente. Segundo Marcos Aurélio, havia forte insatisfação dos professores em relação ao conteúdo adotado. A Secretaria optou por aderir ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o que gerou uma economia imediata de R$ 3,5 milhões aos cofres públicos sem comprometer a qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais.

Readequações administrativas e valorização de servidores
A gestão também promoveu mudanças pontuais com foco no bem-estar dos profissionais da rede. Um exemplo foi a substituição dos uniformes das cantineiras, que relataram desconforto com as vestimentas anteriores. Os uniformes antigos, ainda novos, foram doados à Secretaria de Saúde e à Vigilância Sanitária. Além disso, a Secretaria reorganizou as reuniões pedagógicas de Módulo 2, antes consideradas cansativas e pouco produtivas pelos educadores.
Parceria com o novo PAC para creche e transporte escolar
Na busca por melhorias estruturais, a Secretaria aderiu ao novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. Com isso, o município irá receber recursos para a construção de uma nova creche tipo 2 e a aquisição de um ônibus escolar, que ampliará a capacidade de transporte de alunos da zona rural e bairros mais afastados:

Marcos Aurélio dos Santos
Déficit de vagas em creches ainda é o maior desafio
O secretário foi direto ao apontar o principal problema enfrentado atualmente pela rede: a falta de vagas em creches. Segundo ele, o déficit ainda é significativo, apesar dos esforços para contornar a situação. A estratégia em curso é ampliar a estrutura das unidades já existentes com a construção de novas salas de aula, de forma a atender mais crianças sem precisar criar novos centros de educação infantil do zero.
A creche Lar Santa Terezinha, por exemplo, terá o contrato com a instituição mantenedora renovado por mais um ano enquanto a Prefeitura avalia se manterá a parceria ou construirá um prédio próprio para absorver a demanda local:
Marcos Aurélio dos Santos

Educação inclusiva com responsabilidade e critérios técnicos
A gestão também enfrentou críticas iniciais relacionadas à disponibilização de professores apoio para alunos com deficiência. Marcos Aurélio explicou que havia um número elevado de profissionais atuando sem a devida justificativa técnica, o que exigiu uma reorganização do processo.
Hoje, o atendimento é garantido para todos os alunos que apresentarem laudo médico comprovando a necessidade de acompanhamento. Ele também ressaltou que cabe ao profissional da saúde identificar a deficiência, não à equipe pedagógica:
Marcos Aurélio dos Santos

Trabalho coletivo e foco na qualidade
Por fim, Marcos Aurélio destacou o empenho conjunto de todos os profissionais da educação na busca por uma rede mais justa, acolhedora e eficiente.
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