Paraminenses podem doar percentual do Imposto de Renda para Fundo Municipal da Infância e Adolescência
Anualmente os contribuintes brasileiros precisam declarar o Imposto de Renda para a Receita Federal. Tanto pessoa física como jurídica precisa apresentar os ganhos ao longo de todo o ano e pode destinar até 3% do imposto devido para entidades.
Entre elas está o Fundo Municipal dos Direitos da Infância e Adolescência (FIA) que é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Por sua vez, o Conselho vai repassar os valores à entidades cadastradas e que estão em dia com as obrigações.
A atitude não traz ônus ao contribuinte, pois, ao invés de pagar o imposto devido à Receita Federal ele destina a uma entidade.
Este ano o Imposto de Renda Pessoa Física teve a declaração prorrogada até 31 de maio, portanto ainda dá tempo de ajudar o FIA.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Laudelina Ferreira de Oliveira explica que após repassar o valor arrecadado às entidades, todo o trabalho é fiscalizado e precisam fazer uma prestação de contas:
Laudelina Ferreira de Oliveira
laudelinafiair1
Patrícia Melo é coordenadora do projeto Bola de Gude e destaca a importância do valor que é repassado pelos contribuintes:
Patrícia Melo
patricfiair1
O secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Flávio Medina Neto ressalta ainda que todos podem destinar parte do imposto para ajudar as crianças e adolescentes paraminenses:
Flávio Medina Neto
flaviomnfiair1
A destinação dos 3% do imposto devido é feito durante a declaração do Imposto de Renda. Antes de transmitir os dados, é possível ver se há o valor a ser pago e se positivo, pode ser feita a doação. É preciso localizar o campo “Doações diretamente na declaração” e em seguida clicar em “Novo”. Depois basta escolher a aba “Criança e adolescente”; “Tipo de fundo”, que pode ser “Nacional”, “Estadual” ou “Municipal”. O campo “CNPJ” será preenchido automaticamente e depois é só colocar o valor.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.