Estudante paraminense apresentará projeto de lei sobre sustentabilidade na Câmara dos Deputados em Brasília

Estudantes do ensino médio de todo o Brasil se tornam deputados federais por uma semana e podem propor leis que ajudarão na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Assim funciona o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), onde jovens aprendem na prática como é o trabalho de um deputado, elabora projetos e debate temas de importância para o país.

Uma vez ao ano, o PJB seleciona projetos de lei de estudantes de todo o país para que possam ser debatidos em Brasília, na Câmara dos Deputados. Assim os estudantes podem aprender como funciona a criação do projeto, tramitaçãoe como seria aplicado caso seja aprovado.

Além disso, o Parlamento Jovem Brasileiro ajuda o estudante a desenvolver habilidades de linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de problemas e construção de argumentação, situações que todos vivenciam na vida adulta.

Após anos de tentativas de aprovação de um projeto, enfim, Pará de Minas será representada no PJB. A estudante paraminense Miriam Assumpção Chaves, da Escola Estadual Avany Villena Diniz, enviou um projeto que trata de educação para a sustentabilidade. Ela foi selecionada entre milhares de estudantes do Brasil inteiro e de 23 e 27 de setembro apresentará em Brasília o projeto.

A Câmara dos Deputados fica responsável por pagar as passagens dos estudantes e oferecer acomodação e alimentação durante o evento. Com apenas 17 anos. mas engajada, ela pretende fazer bonito em Brasília:

Miriam Assumpção Chaves
miriamassumpcaopjb1

Com tantas ideias e assuntos em pauta, a estudante escolheu sustentabilidade e educação para criar seu projeto de lei que pretende incluir o tema nas aulas do ensino fundamental ao médio:

Miriam Assumpção Chaves
miriamassumpcaopjb2


O projeto da Miriam Assumpção foi criado com muitos critérios e como se fosse mesmo tramitar na Câmara dos Deputados, tanto é que há as informações para a escola aderir ao programa, além de uma grade curricular mais completa há um selo que a instituição de ensino ganha caso faça parte e o professor também é incentivado:

Miriam Assumpção Chaves
miriamassumpcaopjb3

De Minas Gerais são oito estudantes classificados para a final e Miriam sabe reconhecer que sozinha não conseguiria o feito:

Miriam Assumpção Chaves
miriamassumpcaopjb4

Cláudia Vilela Camargos é professora de História e a orientadora da Miriam em toda a execução do projeto de lei. Ela está orgulhosa da aluna e acima de tudo vê na classificação uma forma de incentivar outros estudantes:


Cláudia Vilela Camargos
claudiavilelapjb1

Entre os dias 23 e 27 de setembro o plenário da Câmara dos Deputados será preenchido pelos estudantes do Parlamento Jovem Brasileiro que é proporcional à bancada de cada estado. Minas Gerais por exemplo tem 53 deputados federais e por isso terá oito jovens estudantes. São Paulo que tem 70 deputados terá 11 membros do PJB.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!