Cowgirl paraminense e seu cavalo Fire Blue brilham em competições de três tambores

Charme e elegância nas arenas de rodeio. Quem vê as meninas, de várias idades e portes físicos, nas provas de três tambores, nem imagina como é o dia a dia. Se nas competições elas estão elegantes, com roupas brilhantes, maquiadas e até os animais ganham adereços que muitas vezes combinam com a roupa das competidoras, a semana é de treino, dedicação e até puxões de orelha dos treinadores.


A primeira prova feminina de tambor aconteceu em 1948 e desde então caiu no gosto das mulheres e claro do público que ama assistir à mistura de velocidade e elegância.

Na prova a amazona precisa contornar três tambores posicionados em um formato triangular no menor tempo possível. Vencem o atleta e animal que fizerem o menor tempo. Se um tambor é derrubado, por exemplo, acrescenta-se cinco segundos no tempo final. Essa contagem é feito por um dispositivo eletrônico e começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. A atleta e o animal devem estar em sintonia pra que tudo dê certo no final.


Em Pará de Minas, durante os rodeios que eram realizados há alguns anos, antes das competições em touros e cavalos, aconteciam provas de três tambores. Mas ultimamente quem gosta de assistir este tipo de campeonato precisa andar alguns quilômetros.


A jovem estudante e cowgirl paraminense Giovanna Vilani, apaixonada pelo mundo agropecuário, viaja quase todo fim de semana, mas não é pra assistir às provas e sim competir. Pará de Minas tem uma representante nos principais campeonatos. Há cerca de dois anos ela começou os treinamentos, no início como hobby, hoje na categoria profissional:

Giovanna Vilani
giovannavilani1

Giovanna Vilani/Divulgação

No fim de semana, nos dias 31 de maio e 1º de junho, Giovanna e o cavalo Fire Blue viveram um momento que vai marcar pra sempre a história deles. Competiram na Divinaexpô, um dos maiores e mais completos rodeios do Brasil, que em 2020 completará 50 anos. As competições foram nas categorias feminino, mirim e jovem, da Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT).

Além da empolgação em estar ao lado de conhecidas competidoras nacionais ela viu na prova um incentivo para continuar. Não se classificou para a final de domingo, mas sabe que foi destaque na sua categoria:

Giovanna Vilani/Divulgação

Giovanna Vilani
giovannavilani2

Para se destacar nas competições é preciso muita dedicação e claro, muito treino. Aliar essa rotina com os estudos complica ainda mais a situação. O dia a dia de Giovanna é corrido, no ritmo das provas que disputa:

Giovanna Vilani
giovannavilani3

Giovanna Vilani/Divulgação

Há seis meses competindo profissionalmente, Giovanna Vilani vem acumulando títulos. Foi campeã em Perdigão e vice-campeã em Curvelo este ano. Foi finalista ainda no rodeio de Nova Serrana e ficou em terceiro lugar na competição em Papagaios.

Para que a estudante pudesse se tornar uma competidora profissional a família contratou um treinador que há quase 30 anos trabalha com cavalos. Luiz Pereira também fez um curso na área para se especializar e conseguir extrair o melhor da atleta e do cavalo:


Luiz Pereira
luizpereira1


O treinador conta que a família tem papel fundamental no sucesso da atleta. O apoio e carinho são essenciais:

Luiz Pereira
luizpereira2

Giovanna Vilani/Divulgação

E é a família quem olha Giovanna com outros olhos. Ao mesmo tempo em que se orgulha da dedicação da filha, também exige comprometimento, pois não é fácil conciliar estudo, treinos e competições a cada fim de semana. O pai Márcio Batista é só orgulho e vibra a cada conquista da filha:


Márcio Batista
marciobatista1

Nesse fim de semana, Giovanna Vilani e Fire Blue participarão da 2ª etapa da Copa Mineira de Três Tambores. Ela está em segundo lugar na competição.


A atleta participa ainda das provas do Circuito de Rodeio Mauro Silva e Ricardo Elídio e das oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha.

Giovanna Vilani/Divulgação

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!