Ônibus lotados e usuários sem máscaras: prefeitura pode proibir entrada sem o equipamento de proteção

O uso de máscaras é uma das formas de evitar o contágio pelo novo coronavírus. Como ele pode ser transmitido pelas gotículas de saliva, o equipamento aliado ao distanciamento entre as pessoas contribui para diminuir a propagação da doença que já matou 106 mineiros segundo ultimo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quinta-feira, 7 de maio.

Utilizar a máscara é uma recomendação mundial desde o início da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim muita gente insiste em deixar o equipamento de lado. Foi então que os municípios decidiram obrigar as pessoas a utilizarem. Isto também aconteceu em Pará de Minas.

Desde o dia 22 de abril, para entrar em qualquer estabelecimento da cidade somente usando máscara. Os paraminenses tem seguido bem as regras e pode-se observar que a maioria utiliza o equipamento e sabe da importância a prevenção.

Mas o Portal GRNEWS tem recebido muitas queixas de leitores relatando que em vários locais a população tem deixado a máscara de lado e corre riscos. Exemplo disso é dentro dos ônibus coletivos. Especialmente após a reabertura do comércio e em horários de pico, o que se vê são ônibus cheios, com pessoas bem próximas umas às outras, e sem o equipamento essencial para prevenção.

Para alertar todas as pessoas, especialmente os usuários do transporte coletivo, o Portal GRNEWS conversou com a especialista em Auditoria e Mecanismos de Regulação da Saúde Lucélia Gomes. Segundo ela, o transporte público é um dos maiores meios de contaminação e propagação do vírus. Por isso é preciso cuidado redobrado:

Lucélia Gomes
luceliagomtranspcolet1


O gerente da Turi, Djalma Rocha Junior, informou ao Portal GRNEWS que desde o inicio da pandemia a empresa redobrou os cuidados com a limpeza dos ônibus. Eles passam por uma desinfecção diariamente e todos os funcionários foram orientados quanto aos procedimentos necessários para prevenção ao novo coronavírus.

Outras empresas de transporte público também tem feito a desinfecção dos ônibus para evitar a propagação do vírus, mas outras medidas também foram tomadas. No Rio de Janeiro por exemplo, o uso de máscaras é obrigatório em todos os ônibus do estado. Tanto passageiros como funcionários tem que usar o acessório. Em São Paulo a medida de usar máscaras no transporte coletivo também foi adotada.

Em Minas Gerais a partir desta quinta-feira (7), o passageiro do transporte coletivo intermunicipal e metropolitano deverá é obrigado a usar máscara de proteção. As empresas ficam responsáveis por controlar o embarque e a permanência do passageiro. Se estiver sem máscara, não pode entrar no ônibus.

Em Pará de Minas isto também pode acontecer de acordo com o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty. A linha 61, que atende moradores do bairro Padre Libério, é uma das que mais preocupa a Secretaria de Saúde. O ônibus está sempre lotado e há muitos pacientes do bairro com síndromes respiratórias graves. Por isso, há a possibilidade de um decreto obrigando uso de máscaras em todas as linhas da Turi em Pará de Minas:

Wagner Magesty
wagnmagusomasconibus1


Caso o decreto seja editado, os usuários não poderão entrar nos ônibus sem a máscara de proteção. Atualmente, motoristas e cobradores já utilizam a pedido da empresa, que disponibilizou a eles também álcool em gel para desinfecção das mãos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!