Pagar o IPVA 2019 com desconto é mais vantajoso, afirma economista


O governo de Minas Gerais anunciou na última segunda-feira, 5 de novembro, que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício 2019 terá desconto automático de 3%.

O benefício será para todos os contribuintes que pagaram em dia o tributo, bem como a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos (TRLAV) e demais débitos – como multas e Seguro Obrigatório em 2017 e 2018.

Também será concedido um desconto de 3% para quem fizer a opção do pagamento do IPVA em parcela única. Com isso o bom pagador terá 6% de desconto em 2019. A parcela única do IPVA deverá ser paga em janeiro, mas a data ainda não foi divulgada.

O desconto do “bom pagador” sobre o IPVA 2019 estará disponível na página da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF) ainda este mês. O desconto é pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

Muitos proprietários de veículos perguntam se realmente vale a pena quitar o IPVA em uma parcela única e obter os descontos. Para muitos o valor descontado é muito irrisório e não ajuda a economizar.

Entretanto, o economista Eduardo de Almeida Leite afirma que o pagamento do imposto à vista e com desconto é muito mais vantajoso. No caso de parcelamento alguns contribuintes se esquecem de pagar e acabam tendo que arcar com juros e multa:


Eduardo de Almeida Leite
ipvacomdescontoeduardoleite1

Um rendimento de uma caderneta de poupança, por exemplo, é muito baixo. Outras aplicações são mais rentáveis para os investidores. Fazendo as contas, um desconto de 3% no pagamento do IPVA é ganho considerável:

Eduardo de Almeida Leite
ipvacomdescontoeduardoleite2

De acordo com dados da SEF, o estado de Minas Gerais tinha uma frota de 9,8 milhões de veículos até o dia 31 de julho deste ano. O pagamento do imposto deveria ter rendido R$ 5,1 bilhões aos cofres públicos. Porém, foram arrecadados R$ 4,413 bilhões. A inadimplência chegou a 15%.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!