Força-tarefa do IMA vistoria granjas em Pará de Minas e região


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza desde o domingo, 4 de junho, força-tarefa em Pará de Minas envolvendo cerca de 20 médicos veterinários de diversas regiões do estado. A ação prossegue até o sábado (10) e tem a meta de promover a vistoria, por estes profissionais, em cerca de 300 granjas em funcionamento em Pará de Minas e municípios próximos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A medida tem o objetivo de verificar em cada um desses estabelecimentos a adoção correta das medidas mínimas de biosseguridade exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde 2007, como forma de prevenir o surgimento de focos de doenças no plantel avícola, especialmente a influenza aviária.

O IMA também exige a adoção dessas medidas requeridas no processo de registro obrigatório das granjas junto ao Instituto, conforme estabelecido na Portaria de número 1.555 de 15 de dezembro de 2015.

Prevenção
“A vistoria que está sendo realizada pelos servidores do IMA nessas granjas consiste em ação preventiva para manter a sanidade do plantel, principalmente tendo em vista que Pará de Minas concentra o maior número de granjas avícolas de todo o estado e é um importante polo produtor de avicultura de corte”, explica Izabella Gomes Hergot, coordenadora no IMA do Programa Estadual de Sanidade Avícola.

Izabella Hergot argumenta que o Brasil está em estado de alerta para evitar a entrada do vírus causador da influenza aviária no país, principalmente depois dos focos registrados em granjas do Chile e dos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano. “A proximidade das fronteiras entre esses países e o processo natural de migração de aves entre os continentes são situações de risco que aumentam a necessidade de medidas preventivas”, diz.

Medidas
A veterinária do IMA relata entre as medidas de biosseguridade exigidas, a distância mínima exigida entre granjas comerciais e de reprodução; a colocação de tela protetora que impeça a entrada de pássaros, animais domésticos e silvestres no interior dos galpões; a instalação de cerca de isolamento e o controle e registro do trânsito de veículos e pessoas ao estabelecimento, incluindo a colocação de sinais de aviso para evitar a entrada de pessoas alheias ao processo de produção.

Izabella Hergot lembra que a Instrução Normativa 08/2017 , publicada recentemente pelo Mapa, estabelece que as granjas terão até fevereiro de 2018 para se adequarem às medidas de biosseguridade ou não poderão mais alojar aves. Com informações da Assessoria de Comunicação do IMA.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!