Saúde já realizou quase 250 exames do pezinho somente este ano em Pará de Minas
O Dina Nacional do Teste do Pezinho foi lembrado nesta segunda-feira (06) completaram 15 anos, desde que o chamado Teste do Pezinho foi implantado na rede pública de saúde brasileira. Um grande ganho para a população com o exame precoce nas crianças recém-nascidas.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O procedimento consiste em uma picadinha no calcanhar do bebê para detectar precocemente algumas doenças sérias, que podem afetar o seu desenvolvimento.
O Teste do Pezinho deve ser feito após as primeiras 48 horas do bebê e até o 5º dia de vida. Por ser tão importante, o Ministério da Saúde decretou o dia 6 de junho como o Dia Nacional do Teste de Pezinho.
O exame chegou ao Brasil por meio da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) no ano de 1976. O chamado exame de triagem neonatal é obrigatório e gratuito no país desde 1992.
Atualmente a versão básica está disponível na rede pública de saúde e detecta seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.
A enfermeira Juliana dos Santos Machado, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc), explica que o teste é simples e faz a diferença na prevenção de doenças:
Juliana dos Santos Machado
julnmchd_pznh1
Ela ressaltou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão aptas a realizar o procedimento. Por isso o ideal é que as mães procurem essas unidades para obterem uma assistência rápida e mais perto de casa:
Juliana dos Santos Machado
julnmchd_pznh2
Durante todo o ano de 2015 foi realizados novecentos e setenta e quatro testes do pezinho na rede pública de saúde de Pará de Minas. No primeiro semestre deste já aconteceram trezentos e quarenta e sete procedimentos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.