Comércio ilegal de aves silvestres é um barato que sai caro, alerta Polícia Militar de Meio Ambiente


A compra de aves silvestres de pessoas ou criadores que não tem autorização é um grave problema que sempre é combatido pela Polícia Militar de Meio Ambiente. A prática é muito comum e gera grandes prejuízos a natureza.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na lista de aves silvestres brasileiras estão: araras, maitacas, papagaios, periquitos, tucanos entre outras. Para tê-las em casa é preciso adquiri-las de comerciantes devidamente registrados que cumprem as normas legais.

As restrições previstas são para evitar que as espécies sejam extintas pelo comércio ilegal. A aquisição de alguns pássaros é terminantemente proibida e por isso é importante prestar atenção à legislação.

De acordo com o cabo Adriano Dutra, do 3º Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de Pará de Minas, a captura e a criação clandestinas dessas aves exóticas infelizmente acontecem.

Esses infratores cometem crime ambiental e as denúncias são acompanhadas de perto. Todas as devidas providências são tomadas e os flagrantes resultam em processo judicial e multas pesadas:


Adriano Dutra
avessilvestrescaboadriano1

Devido ao alto custo para compra de uma ave silvestre de forma legalizada, muitos dão preferência ao comércio ilegal. Entretanto, nesses casos o que parecer ser mais barato hoje pode sair muito mais caro no futuro:

Adriano Dutra
avessilvestrescaboadriano2

Apesar de serem poucas, algumas espécies exóticas não podem ser criadas em casa conforme determina a lei. Também é importante ficar atento à alimentação correto e os cuidados essenciais para a saúde dos animais:

Adriano Dutra
avessilvestrescaboadriano3

Caso a população saiba de um comércio ou de uma compra ilegal de aves silvestres, as denúncias anônimas podem ser feitas a Polícia Militar de Meio Ambiente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!