LIRAa realizado em Pará de Minas registra 3,9% de infestação do Aedes aegypti, longe do índice ideal

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


O município de Pará de Minas concluiu na tarde desta sexta-feira, 6 de abril, o segundo Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A coleta de dados é fundamental para o controle do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikunguya e Zika Vírus. Com base nessas informações o poder público identifica os bairros onde estão os focos do inseto, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas.

A partir dessas análises que o município tem melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do vetor. A cooperação da população é essencial nessa promoção da saúde pública.

O índice de infestação ideal para a prevenção de epidemias deve ser inferior a 1%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Em 2018, o último LIRAa que havia sido realizado superou 6% e a expectativa era de reduzir para 2,5%.

Porém, Adilson José Batista, gerente do Departamento de Combate a Endemias, informa que o resultado obtido durante o levantamento foi de 3,9% e mostra o trabalho incansável das equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar da queda no índice, a população precisa ajudar a chegar a 1% ou menos. Só assim os paraminenses estarão praticamente livres do risco de uma epidemia da doença, como infelizmente ocorreu em 2016:


Adilson José Batista
liraa04dilsonbatista1

O programa utilizado especificamente pelo Ministério da Saúde é alimentado com os dados do município. Em seguida é feito o sorteio das residências que serão visitas pelos agentes de combate a endemias:

Adilson José Batista
liraa04dilsonbatista2

Os cidadãos paraminenses precisam colaborar e evitar que água fique parada em recipientes dentro de casa. Também é importante abrir as portas para os agentes de combate a endemias vistoriarem e eliminarem focos nos imóveis.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!