Mamógrafo funcionará em março no prédio do antigo P.A. para alívio das mulheres paraminenses

As mulheres paraminenses aguardam desde dezembro de 2019, após anúncio da Secretaria Municipal de Saúde, fazer suas mamografias em Pará de Minas. Atualmente elas precisam ir até Brumadinho fazer o exame gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como o Município é conveniado à Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP), é naquela cidade que a mamografia é realizada e por isso o deslocamento.

Mas no final de outubro, Pará de Minas conseguiu também através do ICISMEP um mamógrafo que facilitará a vida das mulheres que precisam fazer o exame. Hoje elas precisam acordar de madrugada e ir no ônibus da prefeitura até o Centro de Exames da instituição. Elas saem bem cedo e só retornam no fim da tarde.

Desde o anúncio, muitas aguardam pela chegada do equipamento, que deve ocorrer em breve. Por causa de trâmites legais, que geram uma burocracia no setor público, só agora o mamógrafo foi liberado e entrará em funcionamento na primeira semana de março.

Quem confirma a notícia ao Portal GRNEWS é o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, que está ansioso para início do funcionamento da sala de mamografia:

Wagner Magesty
wagnermagestymamo1


Atualmente o Município não possui filas para a mamografia. Com o equipamento, que é moderno e totalmente digital, poderão ser feitos mensalmente 200 exames. Como Pará de Minas é sede da microrregião de saúde, outros municípios também encaminharão seus pacientes para a cidade.

O novo mamógrafo será instalado no prédio do extinto Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, o antigo P.A., onde já funciona o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Uma sala foi preparada no prédio para receber o equipamento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!