Pará de Minas conta com ajuda de agentes de Nova Serrana para implantar Guarda Civil Municipal

Em 2018 a Prefeitura de Pará de Minas realizou um Concurso Público e um Processo Seletivo para ocupar centenas de vagas e oferecer melhores serviços e mais qualidade de vida à população.

Entre os cargos ofertados o de guarda municipal e pra isso a prefeitura criaria a Guarda Civil Municipal (GCM), para ajudar na segurança na cidade e principalmente cuidar do patrimônio público.

Eram 35 vagas e 53 candidatos foram aprovados. Um teste de aptidão física foi convocado em setembro do mesmo ano mas até hoje nenhum dos classificados foi chamado.

Eles têm cobrado um posicionamento da prefeitura, querendo saber quando serão convocados e quando terá inicio o curso de formação da guarda. Alguns aprovados também procuraram o Portal GRNEWS para saber se havia um posicionamento oficial do prefeito Elias Diniz (PSD), pois segundo eles, nem mesmo os vereadores são respondidos quando solicitam informações sobre a GCM.

Nesta semana um passo foi dado para a tão sonhada implantação da guarda. O comando da GCM de Nova Serrana está dando total apoio na implementação e os representantes se reuniram com o prefeito Elias Diniz e o secretário Municipal de Gestão Público Gilson Batista.

Eles estão ajudando no planejamento da GCM, informando dados sobre cursos e o que mais for necessário para início dos trabalhos. Há cerca de 20 dias eles se reuniram com representantes da Prefeitura mas foi nesta quinta-feira (5) que alguns tópicos foram resolvidos definitivamente.

Uma das definições diz respeito à quantidade de aprovados serão convocados em breve, como disse ao Portal GRNEWS, o prefeito Elias Diniz:

Elias Diniz
eliasdigcm1


O planejamento ainda aponta a sede, equipamentos, veículos e recursos que serão destinados a GCM:

Elias Diniz
eliasdigcm2

A GCM existe em Nova Serrana desde 2004. Em janeiro de 2017 contava com apenas seis agentes e um veículo, sendo a quarta cidade mais violenta de Minas Gerais. Após investimentos do poder público, hoje o município conta com 25 agentes, nove veículos entre motos e carros, e equipamentos modernos.

Elvis Oliveira é o comandante da Guarda Civil de Nova Serrana e destaca as melhorias na segurança do município após a implantação:

Elvis Oliveira
elvisgcm1


Durante os encontros com Elias Diniz, o comandante Oliveira e o agente Renato Rodrigues repassaram dados e todas as informações para implantar com tranquilidade e eficiência a GCM em Pará de Minas. Segundo ele, em breve a cidade contará com agentes nas ruas:

Elvis Oliveira
elvisgcm2

Para que os agentes possam começar a trabalhar nas ruas da cidade, primeiro eles passam por um treinamento. A GCM de Nova Serrana já conseguiu o curso para os aprovados do concurso de Pará de Minas e em breve a primeira etapa será colocada em prática, que é convocar cerca de 12 agentes para iniciarem as aulas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!