Novas acadêmicas serão empossadas na Academia de Letras de Pará de Minas

novas_academicas_alpm
Neste sábado, 5 de novembro, a Academia de Letras de Pará de Minas (ALPM) empossará mais três integrantes: Ângela Maria Leite Xavier, Maria de Fátima Moreira Peres e Renata Teixeira Silva. A solenidade oficial de diplomação e posse será realizada no Museu Histórico, com início às 18 horas, e será aberta ao público.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A ALPM foi fundada em 1997 e conta com 21 cadeiras para acadêmicos efetivos. Cada cadeira tem como patrono um escritor de língua portuguesa falecido, e que tenha se notabilizado na literatura. Desde que foi fundada, a Academia funcionou sem que a totalidade de suas cadeiras estivessem ocupadas. Ao longo dos seus 19 anos de existência, foram eleitos e empossados novos acadêmicos a fim de completar a composição da agremiação. Nesse tempo, também, faleceram acadêmicos, outros renunciaram. Agora, com a posse, essa importante instituição de apoio e incentivo à leitura e escrita ficará completa, com as 21 cadeiras ocupadas.

O título de acadêmico é perpétuo, a não ser em caso de renúncia. A vacância de uma cadeira, portanto, se dá por falecimento ou renúncia de seu titular. Os acadêmicos efetivos são os membros que fundaram a Academia e outros eleitos e empossados na forma definida pelo regimento da instituição. No caso de uma cadeira ser considerada vaga, podem ser admitidos novos acadêmicos. Um edital para apresentação de candidaturas é publicado num jornal da cidade, os interessados se inscrevem, devendo preencher requisitos determinados, e é realizada uma eleição. O acadêmico eleito passa a fazer parte da Academia após sua posse.

Das três acadêmicas a serem empossadas, todas são paraminenses. Ângela Maria Leite Xavier, que ocupará a Cadeira nº 1 (patrono Robson Correia de Almeida) reside em Ouro Preto; Maria de Fátima Moreira Peres, que ocupará a Cadeira nº 15 (patrono Vinicius de Morais) reside em Belo Horizonte, e Renata Teixeira Silva, que ocupará a Cadeira nº 3 (patrono Pedro Sales) reside em Pará de Minas.

Na solenidade de posse, o público poderá conhecer a trajetória de cada uma delas. Para a ALPM, será uma honra recebê-las, e a Academia se engrandecerá com a presença e contribuição das novas integrantes, como acadêmicas efetivas, à arte e à cultura da sociedade paraminense. Com informações da Academia de Letras de Pará de Minas.

Serviço
Posse na Academia de Letras de Pará de Minas
05/11/2016 – Local: Museu Histórico de Pará de Minas – Horário: 18 horas

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!