Polícia Militar de MG adota aplicativo para reforçar proteção às mulheres

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) anunciou uma nova ferramenta digital para intensificar o combate à violência contra a mulher. A corporação agora usa um aplicativo que monitora em tempo real as ocorrências de crimes de gênero, permitindo uma resposta mais rápida e coordenada. O anúncio foi feito durante a Operação Agosto Lilás, em 1º de agosto, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

De acordo com a major Layla Brunnela, chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, a ferramenta classifica o risco das vítimas com base em dados como o tipo de violência, o histórico de denúncias e a existência de medidas protetivas. Essa categorização ajuda a PMMG a priorizar atendimentos e a otimizar o acompanhamento pós-ocorrência.

A major destacou que a informatização do processo, combinada com palestras e campanhas de conscientização, tem o objetivo de fortalecer o combate à violência feminina em todo o estado.

Ações do agosto lilás em todo o estado
Durante todo o mês de agosto, a PMMG vai realizar diversas ações de prevenção e combate à violência, incluindo visitas preventivas, operações de distribuição de material educativo e reuniões com a Rede de Enfrentamento. O cronograma também prevê palestras sobre o tema e o cumprimento de mandados de prisão.

O objetivo dessas iniciativas é potencializar as ações de combate à violência contra a mulher, reforçando o compromisso da corporação com a defesa dos direitos e a segurança das mulheres mineiras.

A população pode ajudar fazendo denúncias por meio dos telefones 190 (Emergência Policial), 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 181, para denúncias anônimas.

Serviço de prevenção à violência doméstica
Desde 2010, a Polícia Militar oferece o serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PVD) através das Radiopatrulhas de Proteção à Mulher (RpPM). Atualmente, o serviço tem atuação fixa em 172 municípios de Minas Gerais, enquanto as demais cidades são atendidas por Radiopatrulhas treinadas para a função. Com informações da Agência Minas

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!