Adeus Célio Duarte: familiares e amigos prestam última homenagem ao ex-prefeito

Faleceu na manhã desta segunda-feira, 4 de julho, o ex-prefeito e ex-secretário Municipal Célio de Oliveira Duarte. Filho de Gerino Duarte e Ruth de Oliveira Duarte, Célio nasceu em Pará de Minas no ano de 1933.

Em 1949 ele iniciou a carreira no Banco do Comércio e Indústria de Minas Gerais. Em 1952, no banco Mercantil de Minas Gerais desempenhou várias funções em diversas cidades.

Por volta de 1964, morava no Rio de Janeiro, mas já tinha negócios em Pará de Minas. Era proprietário da Loferpa – Louças e Ferragens Paraense Ltda. e iniciara recentemente a construção do Grand Lord Hotel, à época administrado pelo irmão José Duarte.

Em 1987 voltou a Pará de Minas e no ano seguinte foi convidado pelo amigo de infância José Porfírio de Oliveira para compor uma chapa e ele então se candidata a vice prefeito, vencendo para o mandato 1989-1992.

Assumiu o cargo de prefeito em janeiro de 1992, devido às férias do então prefeito José Porfírio, e foi responsável pela desapropriação da área onde hoje está construída a Itambé, uma das principais empresas da cidade.

Ainda nestes dois meses realizou obras que até hoje são lembradas, como a abertura da Avenida Alano Melgaço, após ter conseguido autorização da rede ferroviária federal do Rio de Janeiro; substituição de postes e colocação de braços longos para iluminação da Avenida Ronaldo de Castro Alves, substituindo mais de 50% dos 139 postes então existentes; asfaltamento de várias ruas nos bairros Nossa Senhora das Graças e Recanto da Lagoa; e contratação de empresa para execução de várias obras de asfaltamento de ruas e avenidas da cidade, começando pelo primeiro trecho da atual Avenida Alano Melgaço, da “Ponte Grande” até a rua Doutor Higino.

Célio Duarte foi ainda secretário Municipal de Fazenda no governo de José Porfírio e secretário Municipal de Cultura no governo Inácio Franco, quando iniciou a construção do Teatro Municipal, inaugurado em 2012.

Casado com dona Nem, Célio Duarte teve quatro filhos, seis netos e duas bisnetas.

Ele lutava contra uma pneumonia e já estava bem debilitado, segundo alguns familiares.

Autoridades políticas e órgãos homenagearam o ex-prefeito. A Prefeitura emitiu uma nota de pesar se solidarizando com a família e exaltando os feitos de Célio Duarte enquanto prefeito e vice, dizendo que ele “terá sua memória reverenciada como um líder que muito contribuiu para o desenvolvimento de Pará de Minas”. A Prefeitura decretou ainda luto oficial de três dias.


O corpo de Célio Duarte foi velado na Câmara Municipal de Pará de Minas e centenas de pessoas foram dar o último adeus ao político, banqueiro e empresário.

O amigo de longa data Inácio Franco foi prestar a última homenagem e falou da importância de Célio Duarte para o desenvolvimento de Pará de Minas:


Inácio Franco

inaciocelioduarte1

Quem também o considerava grande amigo é o ex-prefeito de Pará de Minas José Porfírio de Oliveira Filho. Além de ter trabalhado ao lado dele, Célio Duarte é sogro de Zezé Porfírio. Segundo ele, deixa um legado pessoal e profissional:


José Porfírio de Oliveira Filho

josecelioduarte1

O corpo de Célio Duarte foi sepultado no Cemitério Municipal Santo Antônio em Pará de Minas às 17 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!