Primeiros dias de funcionamento da UPA 24 horas exigiram ajustes, mas secretário faz avaliação positiva
Os primeiros atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – foram realizados na manhã de sexta-feira, 30 de junho. A obra foi inaugurada na quinta-feira (29), e logo nas primeiras horas a reportagem do Portal GRNEWS esteve no local e ouviu elogios de quem estava sendo atendido.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
A nova estrutura foi construída pelo ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB) e os recursos foram canalizados através de uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB).
A atual administração vinha trabalhando em algumas adaptações da edificação, como a instalação da tubulação de gases, além de outras questões burocráticas para recebimento de recursos para custeio por parte do Ministério da Saúde.
Á UPA 24 horas e funciona em um prédio construído no terreno anexo ao Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira. Também está em pleno funcionamento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), cuja base fica no mesmo terreno.
As mudanças de todos os materiais de expediente e equipamentos do Pronto Atendimento para á UPA 24 horas aconteceu na madrugada de sexta-feira (30). Todo o processo foi devidamente organizado e transcorreu sem maiores problemas.
De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, a previsão era de que os primeiros atendimentos na UPA 24 horas começassem por volta das 7 horas. Mas, os serviços iniciaram ainda na madrugada de sexta (30). Alguns problemas ocorreram neste início de processo, mas foram sanados:
Paulo Duarte
upa24horaspauloduarte1
O fluxograma da UPA 34 horas é muito diferente e os profissionais de saúde estão se adequando a nova realidade. Os pacientes ainda estão meio perdidos dentro da nova unidade e alguns recursos de sinalização serão implantados:
Paulo Duarte
upa24horaspauloduarte2
Um pouco de atraso no atendimento dos pacientes vem ocorrendo porque alguns médicos estão tirando dúvidas sobre o prontuário eletrônico. São pequenos obstáculos que aos poucos vão sendo superados:
Paulo Duarte
upa24horaspauloduarte3
Ele explica que o prédio do Pronto Atendimento Municipal está desativado. Apenas o segundo andar está sendo ocupado por almoxarifado, administrativo, entre outros. Os equipamentos que estão no local serão liberados para postos de saúde e os depósitos:
Paulo Duarte
upa24horaspauloduarte4
O uso dos espaços ociosos no prédio do Pronto Atendimento e nos anexos será estudado em um plano diretor da área de saúde. O objetivo será aproveitar toda a estrutura para melhorar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS):
Paulo Duarte
upa24horaspauloduarte5
O Pronto Atendimento Municipal não existe mais e por isso os moradores de Pará de Minas que precisarem de atendimentos de urgência e emergência deverão procurar a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.