Grupos de combate ao tabagismo ajudam paraminenses que querem parar de fumar


Um estudo publicado recentemente constatou que a população fumante sabe que sua saúde é pior que a das pessoas que não fazem uso do tabaco. Ao todo, foram entrevistadas 3.316 pessoas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A pesquisa tem comparações entre fumantes, ex-fumantes e não-fumantes. De acordo com a amostra, 8,9% dos homens e 7,4% das mulheres são fumantes. Por outro lado, 17,5% dos homens e 13% das mulheres são ex-fumantes.

Os adeptos do tabagismo disseram que tem uma saúde 4% pior que a dos não-fumantes. Esse resultado revela que existe uma consciência a respeito dos malefícios do fumo.

Mesmo após a proibição de propagandas de cigarros na televisão e no rádio e a colocação de avisos nas embalagens de cigarros de papel, o número de fumantes vem crescendo. Por isso é importante um trabalho preventivo e de combate ao tabagismo.

No município de Pará de Minas a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um projeto há alguns anos visando reduzir o número de fumantes com apoio de uma equipe multidisciplinar.

Somente em 2017 foram formados 14 grupos nas unidades básicas de saúde de Pará de Minas. Os participantes trocam experiências sobre as diferentes formas de deixar o hábito maléfico de fumar.

De acordo com Maísa Rodrigues, referência técnica no programa de combate ao tabagismo do município, os interessados em parar de fumar devem procurar o agente de saúde para participar do projeto:


Maísa Rodrigues
combatetabacomaisarodrigues1

Durante os encontros são abordados os problemas enfrentados durante o processo de abstinência. Também participam das ações um médico, um enfermeiro, um psicólogo e uma nutricionista:

Maísa Rodrigues
combatetabacomaisarodrigues2

Alguns sintomas como ansiedade e nervosismo são normais nas pessoas que lutam para largar o vício do cigarro. Isso é uma resposta do organismo a falta das substâncias que eram absorvidas do fumo, entre elas a nicotina.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!