Alimentos especiais para alunos alérgicos e com intolerância a lactose estão disponíveis nas escolas municipais


Nos últimos anos vem aumentando o número de crianças e adultos com alergias a determinados alimentos ou com intolerância a lactose do leite de vaca. Importante destacar que existe diferença entre alergia ao leite de vaca e intolerância a lactose.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Diante dessas situações, é necessário redobrar a atenção aos cardápios oferecidos. Tanto que nas escolas da rede municipal de ensino existe um acompanhamento minucioso por meio de nutricionista para que os estudantes não tenham problemas sérios de saúde por causa das alergias alimentares.

Os pais devem ficar atentos e procurar um médico pediatra ou alergista para analisar os sintomas apresentados e fazer o diagnóstico correto. Essa avaliação é muito importante na definição do tratamento a ser administrado.

A merenda escolar nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e nas escolas municipais segue uma fórmula balanceada que contempla vários tipos de alimentos naturais e com alto valor nutricional.

De acordo com a nutricionista Anna Paula Pena, os alunos com diabetes recebem a merenda do cardápio com adoçantes. Os açúcares são retirados para atender as necessidades das crianças. Para os alérgicos ou intolerantes a lactose o município disponibiliza o leite de soja:


Anna Paula Pena
alimentosespeciaisannapaula1

As crianças que são alérgicas a ovo também recebem uma atenção especial por parte dos estabelecimentos de ensino. Os pais podem ficar tranquilos porque cada estudante é atendido quando existe alguma restrição:

Anna Paula Pena
alimentosespeciaisannapaula2

A intolerância a lactose pode provocar sintomas como diarreia, dores abdominais, flatulência (excesso de gases) e náuseas. Já a alergia ao leite de vaca gera alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório.

A lactose é a falta da enzima digestiva chamada lactase que quebra o açúcar do leite. A alergia é a reação adversa do organismo as proteínas do leite ingerido em qualquer quantidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!