IMA convoca produtores para vacinar bovinos e bubalinos contra a brucelose

Pouco diagnosticada e que gera grandes impactos na produção de leite e carne. Assim é a referência para a brucelose bovina, doença infectocontagiosa que acomete rebanhos inteiros. Quando um animal possui a doença, além de ter problemas reprodutivos, ele perde até 25% da produção de leite, comprometendo diretamente os lucros do produtor.

Para deixar os animais livre da brucelose, é preciso vaciná-los e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza uma campanha que é dividida em duas etapas, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Nas cidades sob responsabilidade do escritório seccional do IMA de Pará de Minas, até o momento, 1.500 bezerras bovinas e bubalinas foram imunizadas contra a brucelose, sendo que a média seriam 6.500 neste segundo semestre de 2021. Florestal não atingiu a meta na primeira etapa da campanha, o que preocupa ainda mais a chefia do escritório.

Durante participação no programa Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube, o chefe do escritório de Pará de Minas Lucas Silva Jardim explicou que os produtores devem ficar atentos aos prazos e imunizar todo o rebanho alvo desta etapa:


Lucas Silva Jardim

lucassbrucvac1

A declaração de vacinação contra a brucelose, assim como de febre aftosa, pode ser feita diretamente no site do IMA, presencialmente ou por e-mail. As opções aumentaram para facilitar para o produtor:

Lucas Silva Jardim
lucassbrucvac2

A transmissão da brucelose acontece pela saliva do animal infectado, ingestão de alimentos contaminados com urina ou fezes de animais doentes ou ingestão de restos de placenta.

A doença também acomete humanos, que é transmitida pela ingestão de carne, leite ou derivados sem o tratamento térmico adequado ou o contato direto com o animal doente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!