Lâmpadas de alto consumo de famílias de baixa renda em Onça de Pitangui serão substituídas por outras de LED
Com o objetivo de oferecer mais oportunidades de economia de energia e conscientizar a população, a Cemig está realizando milhares de visitas de eficiência energética em todo o estado de Minas Gerais. A partir desta segunda-feira, 4 de março, será a vez da população de Onça de Pitangui receber o projeto.
O Cemig nas Comunidades, como é chamado, consiste na substituição de lâmpadas de alto consumo por outras de LED em residências
de baixa renda. O principal benefício, contudo, são as orientações de eficiência energética, que incentivam a mudança de hábitos simples e que representam uma importante possibilidade para controlar o desperdício de energia e consequente reduzir a fatura de energia.
Os moradores serão beneficiados com a troca gratuita de até sete lâmpadas. De acordo com o analista de sustentabilidade e eficiência energética da Cemig, William Brandão, o ponto central da ação está na disseminação do conhecimento sobre economia de energia e segurança durante a visita.
“Os nossos profissionais mostram aos clientes que dicas simples incorporadas ao dia a dia podem fazer muita diferença no orçamento familiar. A substituição das lâmpadas é uma dessas formas. Mas os moradores também entendem como hábitos conscientes interferem diretamente na fatura de energia elétrica. É o caso daquela velha dica de apagar a luz ao sair do ambiente ou aproveitar a luz do sol durante o dia”, explica Brandão.
As dicas também se estendem a outros equipamentos da casa. De acordo com Brandão, os moradores são orientados a manter a borracha da geladeira em bom estado de conservação, já que, do contrário, há vazamento do ar frio para o ambiente externo. Como resultado, mais energia elétrica é consumida para o resfriamento interno. No caso do chuveiro elétrico, um dos vilões do consumo, a orientação é mantê-lo em posição verão nos dias mais quentes e evitar banhos demorados, sem necessidade.
Além disso, vale ressaltar que as equipes orientam sobre outros serviços, como é o caso da Tarifa Social de Energia Elétrica, voltada aos clientes de baixa renda para que os moradores possam atualizar o cadastro junto à Cemig.
Para evitar golpes ou que o projeto Cemig nas Comunidades seja confundido pela população, o coordenador também faz um alerta: “os profissionais sempre estarão uniformizados, com crachá de identificação e em nenhuma hipótese pedirão dados de contas bancárias”, destaca.
Programa de Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética da Cemig, responsável pela execução do Cemig nas Comunidades, é regulado pela Aneel e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica, principalmente nos tempos atuais, em que as mudanças climáticas trazem cada vez mais desafios à humanidade. Em mais de 25 anos de existência, o PEE da Cemig já investiu mais de R$ 1 bilhão em todos os 774 municípios da área de concessão da companhia.
Para se ter uma ideia da relevância do Programa, em todo esse tempo ele já foi responsável pela economia de 7.423 giga whats-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, durante um ano, cerca de 3,5 milhões de clientes. Outro dado importante é que, no período de 25 anos, a companhia contribuiu para que 520 mil toneladas de CO2 não fossem liberadas na atmosfera. Em uma leitura mais prática, o valor é equivalente ao carbono absorvido por 3,7 milhões de árvores da mata atlântica em 20 anos. Com informações da Assessoria de Comunicação da Cemig.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.