Mercosul cria Rota Turística de Futebol para impulsionar o turismo esportivo

O bloco do Mercosul, atualmente presidido pelo Brasil, lançou a Rota Turística de Futebol do Mercosul, uma nova iniciativa de turismo focada na paixão pelo esporte. A fase inicial de implementação da Rota incluirá estádios e museus de futebol do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia, utilizando o futebol como um produto turístico integrado e sustentável para a região.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o potencial da iniciativa. “Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”, afirmou. Ele acrescentou que a Rota deve fortalecer a marca “Visit South America”, atraindo mais turistas estrangeiros para o Brasil e promovendo o desenvolvimento e os laços culturais.

Critérios de seleção e estádios participantes
O Ministério do Turismo informou que a Rota visa integrar os principais estádios do bloco que possuam valor simbólico, atratividade turística e capacidade de recepção. Os critérios de seleção incluem relevância histórica, a oferta de museus ou centros de memória, visitas guiadas, além de uma infraestrutura e acessibilidade adequadas.

Do Brasil, foram selecionados: Maracanã, Vila Belmiro, Arena Corinthians, Arena Palmeiras, Arena Mané Garrincha, Arena Castelão, Arena do Grêmio, Beira-Rio, Estádio Mangueirão, Museu do Botafogo, Museu do Flamengo e Museu do Futebol, além do Museu Pelé.

Outros países-membros também contribuem com locais emblemáticos:
Argentina: La Bombonera, Más Monumental, Gigante de Arroyito, Presidente Perón e Uno de La Plata.

Uruguai: Estádio Centenario, de Montevidéu.

Paraguai: Museu Conmebol.

Chile: Parque Estádio Nacional.

Bolívia: Estádio Félix Caprile, Estádio Hernando Siles e Estádio Ramón Tahuichi Aguilera.

O ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou que a Rota é uma maneira de valorizar uma identidade compartilhada. “A Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul é uma forma de valorizar essa identidade, que compartilhamos com os nossos irmãos sul-americanos e mostrar ao mundo a força que o futebol tem na nossa cultura”, declarou.

Futebol, cultura e Copa do Mundo Feminina
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, enfatizou a conexão cultural do esporte. “O futebol no Brasil é muito mais que um esporte, é a expressão da nossa cultura, da nossa brasilidade, do nosso jeito único de ser e isso tem tudo a ver com o turismo”, disse. Ele ainda mencionou o fluxo turístico atual, citando que, só neste ano, as cidades brasileiras incluídas na Rota receberam mais de 3 milhões de turistas dos países vizinhos.

Quatro dos estádios brasileiros que integram a Rota serão sedes de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa em 2027: o Maracanã, a Arena Corinthians, o Beira-Rio e a Arena Mané Garrincha. O evento, que ocorrerá pela primeira vez na América Latina, terá jogos em oito capitais brasileiras entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. Com informações da Agência Brasil

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