Assistência às pessoas com deficiência em Pará de Minas é referência internacional e Equoterapia ajuda muita gente
O Centro de Equoterapia Fernando de Melo Franco foi inaugurado em Pará de Minas no dia 13 de março de 2015. Desde então, vem proporcionando tratamento alternativo e ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, especialmente, aquelas com problemas de coordenação motora e de postura.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O método terapêutico que utiliza o cavalo buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. O andar do cavalo imprime movimentos tridimensionais que agem na musculatura e outras estruturas.
São trabalhados eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás. O serviço de saúde é realizado na pista gramada e em outros espaços do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, localizado no bairro João Paulo II.
Atualmente é feito o acompanhamento de 63 pacientes e realizados mais de 260 atendimentos a cada mês. Esses números são muito bons para um trabalho que vem melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas.
De acordo com o fisioterapeuta Orlando Inácio Almeida Silva, a Equoterapia é uma ciência que exige muito estudo e especialização. Não basta adquirir um cavalo e montar os pacientes de qualquer jeito:
Orlando Inácio Almeida Silva
equoterapiaorlando1
Ressalta que a estrutura disponibilizada em Pará de Minas para as pessoas com deficiência é referência internacional. Um serviço de alta qualidade ofertado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE):
Orlando Inácio Almeida Silva
equoterapiaorlando2
Maria do Perpétuo Socorro Naves Marinho, Mãe Social da Casa Lar da APAE de Pará de Minas, acompanha uma jovem que é atendida no Centro de Equoterapia, e destaca os benefícios que ela conseguiu com as sessões realizadas durante os últimos dois anos:
Maria do Perpétuo Socorro Naves Marinho
equoterapiamariadaperpetua
Para ter acesso ao serviço da Equoterapia o paciente precisa passar por uma avaliação médica e ser encaminhado pela unidade de saúde. Uma grande referência é o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER-II), da APAE, localizado na rua Ubirajara Campos de Almeida, 729, bairro São Luiz, em Pará de Minas. O tratamento é gratuito.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.