Idosos que tiveram corpos queimados na Cidade Ozanam continuam em estado gravíssimo; cigarro pode ser causa do incêndio

Um incêndio foi registrado na noite de terça-feira, 1º de outubro, em um dos quartos da Cidade Ozanam, localizada no bairro JK em Pará de Minas. Como o Portal GRNEWS publicou na noite de ontem, a suspeita é que um idoso fumava e adormeceu. O cigarro caiu no colchão e o fogo teve início.

Assim que os acompanhantes dos idosos que moram no local sentiram o cheiro de fumaça correram para o quarto e acionaram o Corpo de Bombeiros que foi imediatamente para o local. Com ajuda dos socorristas do Grupo de Resgate Anjos do Asfalto e dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os dois idosos que tem 61 e 78 anos, foram retirados e encaminhados ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Outros dois moradores foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por terem inalado fumaça, foram atendidos e já voltaram para a Cidade Ozanam. O estado de saúde deles é bom.

Já os dois idosos que tiveram cerca de 90% dos corpos queimados foram encaminhados no início da madrugada desta quarta-feira (2) para o Hospital João XXIII em Belo Horizonte em estado grave. A transferência foi realizada pela aeronave do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). O helicóptero Arcanjo 4 pousou no Estádio Ovídio de Abreu e as unidades de Suporte Básico (USB) de Pará de Minas e de Suporte Avançado (USA) de Itaúna levaram as vítimas até o campo.

Na manhã desta quarta-feira (2) ainda era perceptível o cheiro forte de fumaça no corredor onde está instalado o quarto que pegou fogo. A janela e a porta mostravam como as chamas queimaram o cômodo, que estava trancado para a perícia da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

Sargento Jefferson Ferreira esteve à frente da ocorrência e conta detalhes de como estava a situação quando a equipe dos Bombeiros chegou ao local:

Jefferson Ferreira
jeffersonferreirainccidozan1


A principal suspeita é que o fogo teve início após um cigarro aceso cair no colchão. Isso é mais comum do que se imagina, como frisa sargento Ferreira:

Jefferson Ferreira
jeffersonferreirainccidozan2

O Corpo de Bombeiros tem feito constantemente palestras e oferecidos cursos aos profissionais que atuam na Cidade Ozanam. Esta qualificação ajudou a detectar o incêndio logo no início e ajudar os outros moradores a não terem complicações por causa da fumaça:

Jefferson Ferreira
jeffersonferreirainccidozan3

Sargento Jefferson Ferreira destacou a solidariedade dos paraminenses em um momento de apreensão e medo. Ele espera ainda que a população possa ajudar a Cidade Ozanam neste momento:

Jefferson Ferreira
jeffersonferreirainccidozan4

Logo de manhã o presidente da Cidade Ozanam foi para o Hospital João XXIII ver de perto como está a situação dos dois idosos transferidos. O local pede também que apenas dois familiares por idoso visitem nos próximos dias, até tudo ter sido verificado pelas autoridades competentes.

A reportagem do Portal GRNEWS teve acesso ao boletim divulgado pelo Hospital João XXIII relatando que o estado de saúde dos dois idosos ainda é gravíssimo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!