Consumidores reclamam de cobranças indevidas de dívida pelo celular; Procon diz falhas acontecem e podem ser sanadas


Quando o cliente faz uma dívida e não paga, obviamente o credor tem o direito de cobrar os valores devidos. Porém, isso precisa ser feito dentro dos limites da lei para que não haja perturbação de sossego e constrangimento.

A empresa de cobrança pode cadastrar o nome do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e SERASA, protestar a dívida em Cartório, mandar cartas, telefonar, mandar mensagens e entrar com processo judicial de cobrança.

No entanto, a maioria das empresas de cobrança prefere utilizar táticas de pressão psicológica contra os devedores. Em alguns casos o devedor troca de número e outra pessoa adquire, gerando um mal entendido. Por exemplo, ligam ou mandam mensagem para o telefone do João cobrando uma dívida como se ele fosse o José. Ou seja, cobram de quem não deve nada.

Infelizmente é cada vez mais comum as empresas de cobrança chamadas de call centers ligarem para os celulares registrados no sistema para cobrar o pagamento de dívidas. Muitas pessoas são afetadas pela prática.

Bruno Soares de Souza, coordenador do Procon Municipal de Pará de Minas, revela que as cobranças por telefone celular são muito comuns hoje em dia. Isso pode acontecer por diversos motivos e o consumidor deve pedir correção a empresa. Caso não consiga, o Procon poderá ajudar a solucionar:

Bruno Soares de Souza
bruno_soares_sousa_cobrancas1


As cobranças por telefone não são indevidas porque falhas podem acontecer. Nestes casos, o consumidor deve pedir providências para que o erro seja sanado. No caso das cobranças pelo sistema automático de robôs programados para isso, é possível bloquear o número no celular:

Bruno Soares de Souza
bruno_soares_sousa_cobrancas2

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) disponibiliza o serviço de bloqueio de telemarketing. Nestes casos são bloqueadas as ligações que oferecem produtos e serviços.

Basta o consumidor acessar AQUI e fazer o cadastro. O Procon Municipal também está disponível para os consumidores por meio da página da prefeitura de Pará de Minas, acessando AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!