Prorrogada permanência da unidade móvel que realiza exame de mamografia e meta é zerar a fila


Desde o dia 27 de abril uma unidade móvel da Secretaria de Estado da Saúde está em Pará de Minas realizando exames de mamografia em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O procedimento está sendo feito para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos e o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é zerar a fila de espera e acabar com a demanda reprimida.

Estão sendo realizados 50 exames por dia no veículo que está estacionado na praça Torquato de Almeida, Centro. O agendamento é feito na sede do TFD – Tratamento Fora Domicílio – que liga para as mulheres e agenda o exame.

A boa notícia é que o governo estadual autorizou a prorrogação do prazo de permanência do caminhão até o dia 16 de junho. Com isso os exames preventivos do câncer de mama continuarão sendo feitos.

Paulo Duarte, secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, lazer e Turismo, e interino da Saúde, informa que também serão entregues os resultados. Após um período de até 30 dias os agentes de saúde levarão os laudos nas casas das pacientes:

Paulo Duarte
pauloduarte_exames1


Ele explica que aproximadamente 200 exames de mulheres com menos de 50 anos também serão realizados no mamógrafo do Consórcio Intermunicipal de Saude do Alto Rio Pará (CISPARÁ), que está sendo instalado em uma sala do Centro de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC):

Paulo Duarte
pauloduarte_exames2

As mulheres que tem entre 50 e 69 anos não precisam procurar as unidades de saúde para agendar a mamografia. Os exames estão sendo programados pelo TFD e todas as pacientes estão sendo avisadas por telefone.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!