Força-tarefa recolhe seis caminhões de possíveis criadouros do Aedes aegypti em dois bairros
O trabalho intensivo foi realizado por duas equipes de combate a endemias nos bairros Prefeito Walter Martins Ferreira e Vila Sinhô nesta sexta-feira, 2 de fevereiro. Todos os moradores foram convocados a apoiar por colocar para fora de casa qualquer recipiente que possa acumular água parada.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Os agentes de combate a endemias visitaram as localidades e mesmo debaixo de chuva os servidores conseguiram retirar muitos materiais como latas, garrafas, geladeiras e fogões velhos e colocar no caminhão da prefeitura.
Todo o esforço foi feito porque o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apontou um índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue de 5,5% em Pará de Minas. Como os municípios devem manter esse índice em menos de 1% conforme determina o Ministério, o último LIRAa aponta risco de epidemia de Dengue em Pará de Minas. Os dois bairros que apresentaram alto número de infestação do vetor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, foram Prefeito Walter Martins Ferreira e Vila Sinhô.
De acordo com Adilson José Batista, gerente de Combate a Endemias, o resultado foi altamente positivo especialmente no bairro Prefeito Walter Martins, onde foram retirados 4 caminhões de materiais:
Adilson José Batista
adilsonbatista_forcatarefa1
Foi notável o esforço de todos os agentes e dos moradores que enfrentaram as chuvas para descartar os materiais. A expectativa é de que o risco de proliferação da Dengue reduza consideravelmente:
Adilson José Batista
adilsonbatista_forcatarefa2
Além de contribuir com o poder público por meio da limpeza dos imóveis, o ideal é que os moradores ajudem a eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue. Um dos grandes vilões são as caixas d’água no solo.
Nesta época do ano as chuvas de verão intercaladas com períodos de sol proporcionam o ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti. Por isso é importante tomar os devidos cuidados com a água parada.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.