Projeto em parceria com o BID e Centro Mineiro de Referência em Resíduos pode melhorar coleta seletiva em Pará de Minas

dsc06909
Desde maio de 2016 vem sendo negociada uma nova parceria entre a prefeitura, Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pará de Minas (Ascamp), Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Foi realizado um diagnóstico visando a melhoria em custos, transporte, avaliações, entre outros. O parecer técnico será de muita ajuda para a implantação de melhorias na coleta seletiva do município.

A prefeitura conseguiu a participação no projeto após os investimentos de ampliação do galpão para 385 metros quadrados e a instalação de caixa d’água de 10 mil metros para o combate a incêndio.

Na reunião desta quinta-feira (1º) foi realizada uma reunião para apresentação dos resultados dos levantamentos técnicos para representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema), Associação Amigos do Meio Ambiente (Ama Pangéia), Prefeitura de Pará de Minas, BID e CMMR.

Rafaela Lúcia Martins de Oliveira, secretária municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente,   explica que se trata de um projeto piloto que começou na Colômbia, passou pelo Chile e chegou ao Brasil:
rafaelrj_recl

Rafaela Lúcia Martins de Oliveira
rafaelrj_recl1

Ela afirma que o levantamento prevê melhorias na rota da coleta dos resíduos que podem ser reciclados, além do pagamento aos catadores da Ascamp como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido:

Rafaela Lúcia Martins de Oliveira
rafaelrj_recl2

Magda Correal, consultora do BID, informa que é uma proposta de cooperação técnica para auxiliar nos avanços da coleta seletiva e consequentemente na reciclagem de materiais:
magdcrr_recl

Magda Correal
magdcrr_recl

América Soares, engenheira do CMMR, revela que a diretoria solicitou a implantação deste projeto no país. Como as cidades de Pará de Minas e Lavras, no Sul de Minas Gerais, possuem parcerias com associações de catadores, as duas cidades foram escolhidas para receber o apoio técnico:
americsrs_recl

América Soares
americsrs_recl

Andreia Oliveira, auxiliar financeira da ASCAMP, ficou muito feliz com mais uma proposta de melhorar o recolhimento do material retornável e o reaproveitamento. Ela ressaltou também que este foi o pontapé inicial para uma maior valorização de todos os catadores:
adrenovl_recl

Andreia Oliveira
adrenovl_recl

A coleta seletiva consiste na separação do lixo por parte de todos os moradores para que o recolhimento seja realizado de forma organizada. A destinação correta dos resíduos contribui para o meio ambiente e aumenta a vida útil do aterro sanitário.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!