Milhares de pessoas devem visitar o Cemitério Santo Antônio neste Dia de Finados. Veja horários de missas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente pela Igreja Católica no dia 2 de novembro. Uma ocasião em que milhares de famílias visitam os túmulos dos entes queridos falecidos nos cemitérios espalhados pelo mundo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


Os sepulcros são adornados com flores e os visitantes fazem orações pela alma do falecido. Também aproveitam para refletir sobre a vida e a morte, ao lembrar dos parentes e amigos que já partiram.


Vale ressaltar que ao levar flores para os túmulos é preciso evitar a colocação de vasos e outros recipientes que possam acumular água parada e se transformar em um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Caso isso ocorra, eles serão retirados.

Como ocorre anualmente no Dia de Finados o movimento deverá ser muito grande no Cemitério Santo Antônio, o único de Pará de Minas, que está quase lotado.


Quem conhece bem aquele espaço é Lourdes Maria dos Santos Silva. Ela trabalha como zeladora de túmulos no Cemitério Santo Antônio, em Pará de Minas, há 35 anos. Ela gosta do que faz apesar de sofrer certo preconceito por parte de algumas pessoas:


Lourdes Maria dos Santos Silva
finadoslourdes

Natália de Oliveira Fonseca Souza está exercendo a atividade há alguns meses. Ela conta que o trabalho é exaustivo por causa do sol forte e durante todo o ano os túmulos são muito bem cuidados:


Natália de Oliveira Fonseca Souza
finadosnatalia

Padre Charley Marcelino Silva, administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, explica que neste dia serão feitas preces para os irmãos que estão purgando para alcançar a graça do Reino dos Céus:

Padre Charley Marcelino Silva
finadospadrecharley1


Esse estágio intermediário após a morte precisa ser levado em consideração por todos os fieis católicos. Uma oportunidade para refletir na condição do ser humano como criaturas que tem um destino traçado por Deus:

Padre Charley Marcelino Silva
finadospadrecharley2


Horários de missas no no Cemitério Santo Antônio, em Pará de Minas

Importante ressaltar que neste Dia de Finados serão celebradas três missas no Cemitério Santo Antônio. A primeira será às 7 horas, presidida pelo padre Charley Marcelino Silva; às 9 horas a celebração ficará a cargo do padre Leonardo Moisés Azevedo, administrador da Paróquia de São Pedro e às 16 horas a missa será presidida pelo padre Ydecy Ferreira Santos, vigário auxiliar da Paróquia de São Francisco e responsável pela Forania Nossa Senhora da Piedade.


A expectativa é de aproximadamente 20 mil pessoas passem pelo Cemitério Santo Antônio nesta quinta-feira (02). Toda a estrutura foi montada para receber os visitantes e os fiéis que participaram das missas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!