GRNEWS TV: Pará de Minas ofertará atendimento jurídico gratuito à população durante mutirão da Defensoria Pública da União

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas, Cláudia Assunção Faria, confirmou que Pará de Minas receberá uma importante ação de cidadania em agosto com a realização do DPU nas Comunidades 2026, iniciativa da Defensoria Pública da União em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O mutirão vai oferecer orientação jurídica gratuita e atendimento direto à população em situação de vulnerabilidade.

A ação será realizada entre os dias 4 e 6 de agosto, dentro do Centro Administrativo, com a presença de defensores públicos federais que vão atuar ao longo de todo o dia no atendimento ao público.

Serviços e benefícios em destaque
Durante o mutirão, os cidadãos poderão buscar orientação sobre uma ampla gama de direitos e benefícios sociais e previdenciários. Entre os principais atendimentos estão aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, BPC, Bolsa Família, auxílio gás, FGTS, PIS e seguro-desemprego.

A proposta é concentrar em um único espaço diversas demandas que muitas vezes geram dúvidas ou dificuldades de acesso, especialmente para quem está em situação de maior vulnerabilidade social.

Estrutura e organização do evento
A expectativa é de que uma equipe formada por cerca de cinco defensores públicos federais participe da ação em Pará de Minas. O atendimento será realizado dentro da estrutura do Sine, no Centro Administrativo, com apoio da equipe municipal de assistência social.

Segundo a organização, a população não precisará de inscrição prévia. O atendimento será realizado de forma direta, com possibilidade de organização de horários para melhor fluxo de demandas, que ainda serão definidos e divulgados oficialmente.

Parceria fortalece acesso a direitos
A iniciativa reforça a integração entre o município e a Defensoria Pública da União, ampliando o acesso da população aos seus direitos. A ação também destaca o trabalho da rede municipal de assistência social, que atua na articulação e divulgação do mutirão.

Além de orientar, o atendimento também poderá encaminhar soluções para casos mais complexos, garantindo que o cidadão receba o direcionamento adequado dentro do sistema de justiça ou de outras instâncias competentes.

Com isso, Pará de Minas se consolida como um dos municípios contemplados pela ação federal, ampliando o alcance dos serviços públicos e fortalecendo a cidadania.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!