Chegada do frio afeta o ciclo reprodutivo do Aedes aegypti e reduz casos de Dengue
Assim como vem ocorrendo em toda a região, o município de Pará de Minas registrou uma queda no número de casos da Dengue. A doença já fez milhares de vítimas em todo o país e ainda continua sendo uma ameaça a saúde pública.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
A Prefeitura de Pará de Minas intensificou as ações e realizou mutirões de limpeza em diversos bairros da cidade, aumentou o número de visitas dos agentes de endemias as residências. Todo o empenho foi feito no sentido de atacar o mosquito Aedes aegypti.
O inseto que se reproduz em água parada tem um ciclo de reprodução em curto prazo durante o período mais quente. Quanto maior a quantidade de mosquitos, maior a proliferação da doença.
O último balanço do Comitê de Combate a Dengue da Secretaria Municipal de Saúde comprovou a redução de casos. A explicação para este fenômeno é simples: a chegada do período de frio.
De acordo com Carlos Henrique Lara Lázaro, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, o Aedes aegypti demora mais tempo para se reproduzir durante o inverno e isso ajuda a frear a dengue:
Carlos Henrique Lara Lázaro
denguecarloshenrique1
Ele informou que as ações de combate a doença continuarão sendo realizadas em todos os bairros de Pará de Minas. Os mutirões de limpeza voltarão aos bairros novamente, especialmente nas áreas mais críticas:
Carlos Henrique Lara Lázaro
denguecarloshenrique2
O grande agravante na reprodução do mosquito da dengue são as caixas d’água utilizadas como reservatórios dentro das residências. A população precisa continuar colaborando por eliminar os focos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.