Novembro azul vai além do exame de próstata, desmistifica o toque retal e foca na saúde integral do homem em Pará de Minas
A campanha Novembro Azul em Pará de Minas está em andamento, intensificando a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oferece o ciclo completo de cuidados — prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento — com o acesso inicial na Atenção Primária.
Saúde do homem como prioridade e mobilização nas UBSs
O diretor de Atenção Primária à Saúde, Mateus de Paula, explica que a campanha de 2025 busca ampliar o escopo para além do foco exclusivo no câncer de próstata, priorizando a saúde do homem de forma integral. O objetivo é incluir o cuidado cardiovascular e a prevenção em geral.
Estratégia descentralizada
A agenda de atividades foi planejada de forma descentralizada e acontece em todas as mais de 25 unidades de atenção básica da rede.
Combate ao adiamento
A principal meta é mobilizar a comunidade masculina a procurar o serviço, superando a dificuldade comum de os homens buscarem atendimento. A secretaria desenvolveu estratégias para que o homem faça sua avaliação e não procure o serviço “muito tarde, pode ser tarde demais também para um tratamento adequado”:
Mateus de Paula
namateus1

Cuidado permanente
Mateus de Paula reforça que, embora o Novembro Azul seja um mês de mobilização intensa, as ações de promoção à saúde e multiprofissionais acontecem em rotina durante o ano todo. “As unidades estão de portas abertas nos demais meses também pra receber essa população masculina e dar o devido atendimento e acompanhamento no cuidado”:
Mateus de Paula
namateus2
Exames, fatores de risco e a importância da prevenção
O médico especialista em Urologia Domingos Sávio de Almeida, que atende no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), detalhou a rotina de exames recomendada:
Início do rastreamento
O acompanhamento urológico e os exames de próstata (toque retal e PSA) são aconselháveis para homens a partir dos 50 anos.
Risco familiar
Caso tenha histórico familiar positivo (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos), o rastreamento deve começar mais cedo, a partir dos 40 anos de idade.
Rotina de exames
A rotina inclui a consulta com o urologista, o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal. O médico alertou que o PSA elevado exige investigação, mas não é diagnóstico definitivo de câncer de próstata, sendo necessário o toque para uma avaliação mais completa:
Domingos Sávio de Almeida
nadomingos1

Desmistificação e o papel da família
O médico Domingos Sávio abordou a resistência cultural ao exame de toque retal, que, segundo ele, tem diminuído: “Antigamente, quando não era ainda não era bem informado sobre esse exame urológico, tinha muito preconceito ainda sobre o toque retal”.
Ele desmistificou o exame, afirmando ser um procedimento simples, rápido e indolor, que não afeta a sexualidade do homem. O urologista destacou o papel da família: “a mulher já tem uma cultura mais comum de fazer exame mais preventivo, né a gente vê muito hoje os homens vêm cá a pedido da esposa”:
Domingos Sávio de Almeida
nadomingos2
Sua mensagem final reforça a prevenção, já que o câncer de próstata é uma doença que pode ser detectada em seu início, tratada e curada. É fundamental fazer o exame precocemente, levar uma vida saudável e, sobretudo, não ter medo do procedimento:
Domingos Sávio de Almeida
nadomingos3
Programação especial nas unidades de saúde
Como parte da estratégia descentralizada, as UBSs de Pará de Minas oferecem uma programação especial de exames e conscientização ao longo do mês:
Semana de 17 a 21 de novembro:
Segunda-feira (17/11): campanha “Fique Sabendo” na UBS CAIC e UBS Recanto da Lagoa, com coleta de testes rápidos e exames para a saúde do homem.
Terça-feira (18/11): coleta de preventivo e exames de PSA/Antígeno Prostático Específico na UBS Jardim Serra Negra e UBS Santos Dumont.
Quarta-feira (19/11): sessão de cinema na UBS Nossa Senhora das Graças, além de coletas de exames para a saúde do homem.
Quinta-feira (20/11): “Café com Prosa” sobre saúde e qualidade de vida para o público masculino nas UBS Dom Bosco e UBS Walter Martins.
Sexta-feira (21/11): oferecimento de testes rápidos e exames de PSA nas UBS Grão Pará e UBS JK.

Dias D – Saúde do Homem (Ações estendidas):
Segunda-feira (24/11): Dia D – Saúde do Homem com atendimentos e ações de promoção à saúde nas UBS Nossa Senhora da Piedade e UBS Nossa Senhora da Conceição.
Terça-feira (25/11): Dia D – Saúde do Homem com atendimentos e ações de promoção à saúde nas UBS Várzea e UBS São Francisco.
Quarta-feira (26/11): Juntos contra o câncer de próstata
Palestra com Domingos Sávio de Almeida, Médico Urologista, às 18h30, na quadra poliesportiva Rouvier Mendes, localizada na Rua Waldemar de Oliveira, 606, Bairro Santos Dumont.
Na oportunidade também serão ofertados os seguintes serviços a população:
Aferição de pressão
Auriculoterapia
Orientação sobre o autoexame para prevenção de câncer de boca
Atualização do cartão de vacinas
Distribuição de brindes
Observação: leve o seu cartão de vacina
Atração musical:
Show com o cantor Marcus Ferreira
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


