GRNEWS TV: Receita Federal orienta como deve ser feita a destinação de percentual do IR para projetos sociais
A destinação do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para projetos sociais que transformam a vida das pessoas, ainda é desconhecida por boa parte dos contribuintes brasileiros que estão obrigados a fazer a declaração do IR.
O percentual pode ser destinado diretamente no ato da declaração, sob o limite de até 6%, sendo 3% do imposto devido para cada um dos fundos, por meio da campanha “Eu sou Cidadão Solidário”.
As destinações são para o Fundo Municipal do Idoso (FUMID) e Fundo da Infância e Adolescência (FIA). É possível acompanhar as estatísticas da declaração pelo portal Receita Federal, garantindo mais transparência ao processo. A ferramenta mostra em tempo real, informações o quanto os fundos municipais de Pará de Minas e de todos o municípios brasileiros já receberam, com base nas declarações entregues.
Para quem ainda precisa de informações sobre esta destinação, o GRNEWS TV ouviu Severino Pereira Januário, Chefe da Agência da Receita Federal em Pará de Minas, que esclarece em quais situações pode se feita esta destinação e como deve ser feita no ato da declaração.
Veja na reportagem GRNEWS TV: