Aprovado em 2022, Programa Medicamentos em Casa ainda precisa de ajustes para ser colocado em prática
Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, foi aprovado em em 19 de setembro de 2022 o Projeto de Lei Ordinária N° 69/2022 de autoria do vereador Ronivelton Corrêa Barbosa (Republicanos), também assinado por integrantes da Comissão de Saúde do Legislativo, que institui em Pará de Minas o Programa Medicamentos em Casa.
A proposta pretende reduzir as filas nas farmacinhas que distribuem medicamentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no município. Outra contribuição está relacionada a muitas pessoas doentes, com mobilidade reduzida, idosas e também os cuidadores de enfermos.
Ao Portal GRNEWS, o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty havia antecipado que o projeto deveria ser sancionado para viabilizar a entrega de medicamentos em casa para os paraminenses que se enquadrarem nos critérios estabelecidos no projeto. A entrega, quando colocada em prática, deverá ser gradativa até atender todos os públicos.
O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Pará de Minas, durante reunião realizada em 19 de setembro de 2022. Em seguida a matéria seguiu para análise do prefeito Elias Diniz (PSD).
O Portal GRNEWS apurou que a Lei Municipal Nº 6.814/2022 que institui em Pará de Minas o Programa Medicamentos em Casa foi sancionada, sem vetos, pelo prefeito Elias Diniz em 05 de outubro de 2022.
Entretanto, já se passaram quase cinco meses desde que o projeto foi sancionado, mas o Programa Medicamentos em Casa ainda não foi colocado em prática em Pará de Minas. O secretário municipal de Saúde Wagner Magesty disse ao Portal GRNEWS que um dos entraves está relacionado ao procedimento de entrega de alguns medicamentos que precisam de atenção especial, como o acondicionamento, por exemplo.
Ele também afirmou que não adianta atender as pessoas parcialmente, ou seja, a receita tem cinco medicamentos e são entregues em casa apenas quatro devido a questões técnicas que impedem a entrega do quinto medicamento. Para discutir esse e outros assuntos, como a necessidade de acompanhamento do paciente, o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty se reuniu ontem, 1º de março, com integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Pará de Minas:
Wagner Magesty
wagner01
O autor do projeto que cria o Programa Medicamentos em Casa, vereador Ronivelton Corrêa Barbosa (Republicanos), avalia como positivas as discussões para aprimorar a proposta que beneficiará a população paraminense:
Ronivelton Corrêa Barbosa
roni01
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Pará de Minas, vereador Carlos Roberto Lázaro, afirma que as conversas avançaram com o interesse da Secretaria Municipal de Saúde em melhorar o programa e viabilizar a entrega dos medicamentos em casa:
Carlos Roberto Lázaro
carlinhos01
A Lei Municipal Nº 6.814/2022 que institui em Pará de Minas o Programa Medicamentos em Casa prevê o encaminhamento medicamentos de uso contínuo que lhes forem prescritos em tratamento regular, diretamente à residência das pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida, pessoas com doenças crônicas, usuárias da rede municipal de saúde.
A Prefeitura de Pará de Minas ficará responsável por fazer a entrega do medicamento, a qual deverá ser efetivada na residência do paciente. A lei estipula também que a periodicidade da entrega será preferencialmente mensal, devendo sempre atender aos requisitos da quantidade necessária de medicamentos sem que se interrompa o tratamento, bem como observar o prazo de validade do medicamento a ser utilizado.
Estabelece também que o envio dos medicamentos obedecerá às prescrições médicas e será realizado mediante o cadastramento do paciente, que deverá ser atualizado anualmente para fins de endereçamento, prova e identidade do recebedor, obedecendo as quantidades necessárias para uso mensal ou ainda as quantidades prescritas pelo médico segundo a necessidade de cada paciente.
Além da comprovação das situações pessoais estabelecidas da lei, os interessados em obter os benefícios do Programa Medicamento em Casa deverão demonstrar o preenchimento das seguintes condições: residir no município de Pará de Minas; cadastramento junto a Secretaria Municipal de Saúde.
Também fica definido que a Secretaria Municipal de Saúde avaliará a necessidade do encaminhamento do medicamento ao domicílio do paciente, mediante avaliação da assistente social da saúde.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.