Delegado que atuava em Papagaios integra equipe da Central Estadual do Plantão Digital da Polícia Civil em BH

A Central Estadual do Plantão Digital, sediada em Belo Horizonte, está sendo ampliada pelo Governo de Minas Gerais. Através dela, autos de prisão em flagrante podem ser feitos pela internet e o Plantão Digital já é realidade em Pará de Minas desde dezembro do ano de 2020.

Conforme publicado à época pelo Portal GRNEWS, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou naquele mês, o Plantão Digital nas delegacias regionais de Pará de Minas, Bom Despacho e Nova Serrana. A partir daquela data, a plataforma se tornou realidade em todas as delegacias pertencentes ao 7º Departamento de Polícia Civil em Divinópolis.

A Central Estadual do Plantão Digital, lançada em janeiro de 2020 em Belo Horizonte, é uma plataforma que realiza autos de prisão em flagrante por meio de uma sala virtual, evitando o deslocamento físico de pessoas entre as unidades. Essa ferramenta digital facilita muitas ações, proporcionando mais celeridade à resolução dos casos.

Na ocasião, o delegado Carlos Henrique Gomes Bueno, disse ao Portal GRNEWS que a ferramenta fará com que os policiais executem outros serviços da função ao invés de ficarem atrás das mesas. Sem contar que a plataforma otimizará o tempo de todos os envolvidos.

Cerca de 13 meses depois, o delegado Diego Alhadef integrou a equipe da Delegacia Regional da Polícia Civil sediada em Pará de Minas e passou a responder pela Delegacia da Polícia Civil que atende os municípios de Papagaios e Maravilhas, na área jurisdicionada a Regional de Pará de Minas.

Ele cumpriu bem sua missão e a Polícia Civil tem papel fundamental na redução dos índices de criminalidade na região de Papagaios. Mas a partir desse mês de fevereiro, o delegado Diego Alhadef deixou este cargo e passou a integrar a equipe da Central Estadual do Plantão Digital, sediada em Belo Horizonte.

Em novembro de 2022 foi publicado o edital para os interessados em compor esta central em Belo Horizonte. O delegado disse ao Portal GRNEWS que se candidatou a uma das vagas, sendo selecionado para o cargo:

Diego Alhadef
diegoplantao1

O delegado da Polícia Civil afirma que a implantação das centrais estaduais de plantões digitais é um projeto do Governo de Minas Gerais com o objetivo de otimizar os recursos humanos:

Diego Alhadef
diegoplantao2

Diego Alhadef afirma que inicialmente atuará na 1ª Central Estadual do Plantão Digital, mas isso não impede que oportunamente ele possa atender na segunda central, a qual o 7º Departamento da Polícia Civil de Divinópolis está integrado:

Diego Alhadef
diegoplantao3

O delegado acredita que a ampliação da Central Estadual do Plantão Digital contribuirá de maneira expressiva para a conclusão de inquéritos e responsabilização de possíveis culpados, já que sem os plantões, os delegados terão um pouco mais de tempo para cuidar dessas demandas internas:

Diego Alhadef
diegoplantao4

O Plantão Digital realiza autos de prisão em flagrante através de videoconferência entre policiais e envolvidos em ocorrências criminais, resultando em mais rapidez nos procedimentos, ausência de deslocamentos e economia para o Estado.

PCMG/Divulgação

Nesta quarta-feira (08/02), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) reuniu os representantes das forças de segurança pública da região Centro-Oeste do estado para apresentar a Central Estadual do Plantão Digital na área do 7º Departamento de Polícia Civil em Divinópolis, bem como estabelecer protocolos de aprimoramento dos atendimentos das ocorrências policiais e encaminhamento dos suspeitos ao sistema prisional.

O encontro ocorreu na sede do 7º Departamento de Polícia Civil em Divinópolis, coordenado pelo delegado-geral Flávio Tadeu Destro, que ressaltou os benefícios da nova plataforma. “A entrada do 7º Departamento na 2ª Central Estadual do Plantão Digital proporcionará mais celeridade ao processo de recebimento de ocorrências nas unidades de plantão. Com mais policiais civis atuando no expediente, esperamos aperfeiçoar a prestação dos serviços ao cidadão e intensificar as ações de combate à criminalidade violenta na região”, disse.

Na oportunidade, a coordenadora das Seções Regionais de Perícias do 7º Departamento, perita criminal Paula Lamounier, apresentou as instruções acerca dos procedimentos relativos às novas cinco unidades de Cadeia de Custódia que serão implementadas na região e ao encaminhamento de materiais à perícia.

A reunião contou com a participação dos delegados regionais e suas equipes, além de representantes da Polícia Militar de Minas Gerais e do Sistema Prisional.

De acordo com informações da PCMG, as Centrais Estaduais de Plantões Digitais fazem parte de um projeto pioneiro da Polícia Civil de Minas Gerais que visa otimizar os recursos humanos e logísticos para atendimento nas unidades de plantão. A unidade é composta por delegados e escrivães, que se alternam em turnos de trabalho de 12 horas ininterruptas. Com a implantação, é esperado um ganho importante na qualidade da investigação policial, um aumento da produtividade e uma significativa melhora no atendimento aos cidadãos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!