Como preparar lancheira saudável para a volta às aulas? Nutricionista responde
Após o período de férias, as crianças retornam as aulas na rede pública de ensino nesta segunda-feira, 6 de fevereiro. Algumas escolas da rede particular já retomaram as aulas no início de fevereiro.
Com o fim das férias, a criançada está ansiosa por reencontrar os coleguinhas, professores e retomar as aulas. A maioria já está com material escolar e uniformes prontos para o recomeço.
Mas, a nutricionista clínica e materno infantil, Isabella Cançado, falou ao Portal GRNEWS sobre o assunto e alerta que neste momento em que os pais estão envolvidos com matrículas, compra de material escolar, uniformes e outros, eles também precisam se organizar para preparar uma lancheira saudável para seus filhos levarem para a escola:
Isabella Cançado
isabellalancheira1
Ela ressalta que a lancheira saudável contribuirá para melhorar a alimentação das crianças. Até porque pesquisas revelam que a maioria da população brasileira está com sobrepeso ou obesa. Nesse grupo também estão incluídas as crianças com obesidade infantil. Lembra que esse quadro preocupante se agravou durante a pandemia de Covid-19. Destaca que para além da lancheira saudável, os pais precisam saber quais alimentos deixar disponíveis em casa pensando em uma alimentação saudável:
Isabella Cançado
isabellalancheira2
A profissional comenta sobre o hábito de muitos pais de comprar bolinhos embalados, sucos de caixinha para facilitar a preparação da lancheira durante a semana. Isabella Cançado concorda que é mais fácil, mas não é mais saudável. Afirma que dá para fazer lanches fáceis em casa e aconselha envolver a criança neste processo:
Isabella Cançado
isabellalancheira3
Também dá dicas para colocar frutas variadas na lancheira e também como armazenar em temperatura ideal por mais tempo:
Isabella Cançado
isabellalancheira4
Ela constata que os pais estão mais conscientes quanto a alimentação saudável deles e dos filhos, principalmente após o pico da pandemia de Covid-19. Repassa orientações básicas, como não obrigar a criança a comer tudo e limpar o prato na hora das refeições:
Isabella Cançado
isabellalancheira5
Os pais também precisam ficar atentos em relação a quantidade de alimentos que colocam nas lancheiras para evitar que a criança coma além do necessário ou, por outro lado, o lanche não está sendo suficiente para saciar as crianças:
Isabella Cançado
isabellalancheira6
Importante lembrar que as escolas também oferecem para a criançada a merenda escolar com alimentação saudável, cujo cardápio é definido por nutricionistas capacitados para atender o público infantil. Outra coisa que não pode faltar para a criança é água, para que ela fique bem hidratada.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.