Setembro Amarelo: Pará de Minas promove várias ações durante o mês de conscientização sobre valorização da vida

A campanha Setembro Amarelo é realizada no Brasil desde 2014. Este ano o lema é “A vida é a melhor escolha!”. O laço amarelo alerta para a necessidade de cuidar da saúde mental. Essa iniciativa teve início nos Estados Unidos em 1994, quando os pais de um jovem, vítima da depressão aos 17 anos, começaram realizar ações para conscientizar sobre saúde mental, utilizando um laço amarelo, que simboliza a cor do carro do filho.

Os casos de suicídio preocupam profissionais de saúde mental no Brasil e no mundo, por isso, deve-se falar sobre o assunto. Importante destacar que é preciso saber como abordar e interpretar os sinais de uma pessoa com sofrimento mental, seja em casa, nas empresas, escolas e equipamentos de saúde.

Durante o Setembro Amarelo os profissionais discutem sobre os fatores de risco, de proteção e também sobre a prevenção ao suicídio. A Rede de Saúde Mental disponibiliza atendimentos de portas abertas para quem precisar com uma equipe multidisciplinar para cuidar dos paraminenses.

A assistente social do CAPS II, antigo CERSAM, Regiane Batista Pereira, afirma que para cuidar da saúde mental é fundamental mudar o foco das coisas, quando a situação exigir. Cita que a vida não é a maravilha publicada nas redes sociais e que todos temos problemas. Também alerta para a necessidade de ficar alerta aos sinais, inclusive as frases ditas por pessoas com sofrimento mental:

Regiane Batista Pereira
setembroregiane1

A boa saúde mental também está diretamente relacionada as questões sociais. Em tempos de inflação alta e custo de vida muito caro, às vezes a pessoa perde o emprego, não consegue pagar as contas mensais e isso contribui para situações sociais difíceis que geram danos psicológicos:

Regiane Batista Pereira
setembroregiane2

A psicóloga Marina Saraiva, coordenadora da Rede de Atenção à Saúde Mental de Pará de Minas, professora dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Direito da Fapam, faz um convite para que todos participem das ações preparadas para este Setembro Amarelo.

Destaque para a palestra “Prevenção do Suicídio e Abordagem Humanizada” que será proferida por Diogenes Martins Munhoz, do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo, no sábado, 10 de setembro, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, com apoio de empresas como a Eletrocamp e Fapam:


Marina Saraiva
setembromarinaa1

No dia 11 de setembro será realizado o 1º Saúde Mental em Movimento, no Parque do Bariri, com várias atividades que incentivam os bons hábitos de vida como prática de exercício físico e alimentação saudável:

Marina Saraiva
setembromarinaa2

A programação também prevê para os dias 12 e 13 de setembro ações sobre a valorização da vida em escolas e salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, uma parceria da Rede da Saúde Mental e da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas:

Marina Saraiva
setembromarinaa3

O Coral CAPS II também fará apresentações nos dias 14, 23 e 29 de setembro. Esse coral é formado por pessoas que frequentam o CAPS II e a turma está preparando um repertório especial para estes eventos. A assistente social Regiane Batista Pereira, que coordena esse projeto, afirma que para eles a campanha Setembro Amarelo começou em agosto:

Regiane Batista Pereira
setembroregiane3

As inscrições para a palestra com Diogenes Martins Munhoz, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, e para o 1º Saúde Mental em Movimento, no Parque do Bariri, podem ser realizadas por meio da plataforma Sympla.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!